Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: cultura, ciência, países lusófonos

Constituída 1999, a URB-África – Organização não Governamental para a Cooperação e Desenvolvimento Urbano tem como objectivos a promoção do desenvolvimento e cooperação das cidades em países em desenvolvimento, prioritariamente de Língua Portuguesa e em especial do continente africano, através do intercâmbio cultural, científico e tecnológico e pela sua criação de oportunidades económicas, educacionais, sociais e de convívio, tendo em vista a educação, o progresso e o bem estar dos povos.

É uma ONGD reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e membro da Plataforma Portuguesa das ONGD. A sua sede localiza-se em Lisboa.

Para a concretização dos objectivos a URB-África promove acções de Formação Profissional e diversos projectos de investigação e informação, além de conceber e executar projectos de infra-estruturas urbanas de pequeno e médio porte (por exemplo, com acções de recuperação de património histórico) e projectos nas áreas da Saúde e Educação. A associação intervém ainda na área da Ajuda e Assistência Médica e Humanitária, apoiando as populações carenciadas; e na área da Cultura, promovendo encontros e actividades que visem o intercâmbio de conhecimentos e a sensibilização da opinião pública internacional para os problemas em causa.

Estes objectivos deverão ser concretizados no âmbito do reforço da observância dos princípios de justiça internacional, do respeito pelos Direitos Humanos Fundamentais e do incremento da Paz.

PROJECTOS

Os anos de 2002 e 2003 foram anos de início de actividade da URB-África, tendo sido desenvolvidas apenas pequenas acções pontuais nas áreas da cultura e do apoio humanitário.

2004 foi o ano do efectivo lançamento da URB-África como instituição de apoio ao desenvolvimento, tendo-se investido em acções de visível impacto junto das populações mais carenciadas das cidades com as quais coopera.

Com o projecto Nós Podemos – 8 Maneiras de Mudar o Mundo, a URB-África pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade civil portuguesa para uma nova visão e dimensão da Cooperação para o Desenvolvimento de acordo com os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). Este projecto prevê a realização de actividades, nomeadamente, em Lisboa e Guimarães que passa por dinamização de campanhas, realização de trabalhos de investigação e a edição de um livro sobre os ODM.

Na área da Cooperação para o Desenvolvimento, a organização dinamiza o PALCOS – Projecto de Luta Contra a Sida através do Teatro do Oprimido, em execução em Maputo, Moçambique, com o objectivo de reduzir a taxa de infecção por HIV/SIDA nos jovens através da promoção da sua autonomia e capacidade de decisão, conjugada com a defesa dos direitos humanos e da igualdade de género. Para além da realização de Oficinas de Teatro do Oprimido, serão feitos workshops de formação de dinamizadores e formações de médicos tradicionais, peças interactivas, e ainda um concurso escolar e um programa de rádio.

A URB-África não tem site próprio (está alojada no site da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), onde não estão disponíveis para consulta os relatórios de actividades e contas da associação.

CONTACTOS

Rua de São Bento, 640, 1250-222 Lisboa

Tel.: (+351) 213 855 600

Fax: (+351) 213 852 596

E-mail: urbafrica@uccla.pt

Site: www.uccla.net

NOTA

Informação ainda não confirmada pela instituição

regulamento