Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: cooperação internacional, educação para o desenvolvimento, protecção animal

Os Veterinários Sem Fronteiras (VSF) são uma Organização Internacional fundada em 1987, constituída por ONG presentes em diversos países europeus. Em Portugal, a organização criou a VSF-Portugal em 2006 que actualmente é reconhecida como ONGD pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Localizada na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, a VSF-Portugal tem como objectivo providenciar apoio veterinário às populações mais necessitadas dos países em desenvolvimento, contribuindo para a melhoria da saúde animal e da saúde humana através da prevenção das zoonoses e da valorização qualitativa e quantitativa dos produtos de origem animal. Pretende ainda participar em projectos de formação e investigação e na transmissão de conhecimentos técnicos nas áreas da produção, saúde e bem-estar animal, medicina preventiva e saúde pública veterinária e contribuir para a promoção da consciência solidária entre países mais avançados e em desenvolvimento. Outro dos objectivos centrais da organização é manter manter relações de parceria e colaboração com as associações públicas ou privadas que persigam os mesmos objectivos que a VSF-Portugal, nomeadamente as de outros países que integram o projecto conhecido internacionalmente como Veterinários sem Fronteiras. Além disso, a organização pretende assegurar que nas suas iniciativas a população local é estimulada a participar na concepção e realização de projectos.

Além da actuação nos países em desenvolvimento, a VSF-Portugal pretende sensibilizar estudantes, médicos veterinários e a sociedade em geral para a importância da medicina veterinária para um desenvolvimento sustentável, redução da pobreza e melhoria das condições de vida da população mundial. Actua também na capacitação de docentes, estudantes e médicos veterinários nos países em desenvolvimento.

PROJECTOS

Desde a sua formação que a organização tem participado em missões, especialmente, nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa como Angola, Cabo Verde e Moçambique.

Em 2007, um grupo de estudantes de medicina veterinária e alguns docentes deslocaram aos distrito de Huíla, em Angola, onde realizaram acções de sanidade em gado vacum, nomeadamente vacinações e desparasitações. Tratou-se de um programa de apoio aos camponeses daquele distrito que, em breve, poderá ser repetida.

Apesar da formação recente, a VSF-Portugal estabeleceu já contactos com varias organizações. A título de exemplo, está em curso a colaboração com o Parque Nacional da Gorongoza que irá envolver não só a saúde animal, mas também aspectos relacionados com a saúde das populações que vivem no âmbito do parque.

Em Cabo Verde, irão prosseguir os contactos com a Associação Bons Amigos de Cabo Verde para apoio a missões de castração de cadelas e cães para controlo da população de cães vadios e assim melhoria das condições de sanidade das populações, em especial no que se refere à sarna sarcótica.

Os relatórios de actividades e financeiro não estão disponíveis no site da instituição.

CONTACTOS

Faculdade de Medicina Veterinária

Avenida da Universidade

Técnica, Pólo Alto da Ajuda

1300-477 Lisboa

Telefone: (+351) 213 652 800/213 652 838

Fax: (+351) 213 652 897

E-mail: vsfpt@fmv.utl.pt

Site: www.vsfportugal.org

NOTA

Informação ainda não confirmada pela instituição

regulamento