Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
Pagina:  « Anterior 1 2 3 4 5
entradas
artigo
palavras chave: África, crianças e jovens desfavorecidos, tutor, voluntariado

A ATACA - Associação de Tutores e Amigos da Criança Africana é uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos, com sede na cidade do Porto, que visa o desenvolvimento humano nas regiões do mundo mais desfavorecidas, nomeadamente em África, onde está, actualmente, a operar com voluntários em várias regiões. Fundada em Agosto de 2006, foi reconhecida como ONGD pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em Março de 2009. A organização não tem qualquer filiação política ou religiosa, tendo nos seus elementos indivíduos de diferentes crenças e de diferentes quadrantes políticos com um objectivo comum: um melhor e mais responsável desenvolvimento humano, sustentado nos Direitos Humanos e da Criança.

A sua estrutura conta com uma equipa constituída por voluntários em Portugal, os quais são responsáveis por todo o trabalho administrativo, logístico e de suporte aos projectos desenvolvidos em África, assim como conta permanentemente com equipas de voluntários no terreno que monitorizam, controlam e gerem os referidos projectos. Está sediada na cidade do Porto.

PROJECTOS

A actuação da ataca assenta em três pilares fundamentais, os quais se encontram relacionados entre si e sustentam todo o trabalho desenvolvido pela instituição: PTàD – Projecto Tutor à Distância, Voluntariado e Angariações de Fundos.

O PTàD – Projecto Tutor à Distância, tem como principal objectivo o apoio material e financeiro a um elevado número de crianças e jovens desfavorecidos, residentes ou não em lares/centros de acolhimento. Para o seu funcionamento são necessários voluntários, não só pelo trabalho de acompanhamento e gestão que realizam 365 dias por ano junto das crianças e jovens apoiados, como também por todo o trabalho que desenvolvem na sede social da ONGD, em Portugal, servindo como ponte de ligação entre as crianças e os tutores. Em complemento, e para que todo este processo funcione, são necessários fundos que sustentem as actividades realizadas, os quais resultam de várias acções de angariação de fundos. O PTàD - Projecto Tutor à Distância visa mobilizar cidadãos portugueses para se tornarem tutores de uma criança ou jovem africano desfavorecido (dos 2 aos 18 anos) pelo período mínimo de um ano, comprometendo-se a financiar mensalmente as suas despesas de sobrevivência, que incluem: alimentação, vestuário, saúde e educação.

Os tutores apoiam financeiramente, com uma base mensal, as crianças abrangidas pelo PTàD, assim são incentivados a escreverem cartas para os seus tutorados, sendo as mesmas transportadas e entregues às crianças pelos voluntários da ataca. Em retorno, a ataca fornece ao tutor uma considerável quantidade de informação sobre a criança apoiada: documento de identificação pessoal, cartas e desenhos, fotografias, notas escolares, informações sobre a família, informações sobre saúde, condições de vida da criança.

FINANCIAMENTO

O apoio dos tutores é 100% orientado para as crianças e jovens abrangidos pelo PTàD, ao passo que os restantes custos organizacionais são suportados através de eventos de angariação de fundos, merchandising da ataca, donativos particulares e empresariais, quotização dos associados da instituição. Os relatórios de actividades e financeiros do ano corrente estão disponíveis para consulta no site da instituição. Para consultar relatórios anteriores, é necessário contactar directamente a associação.

CONTACTOS

Rua Faria Guimarães, nº 842

4200-209 Porto, Portugal

Telefone: (+351) 917 150 728 / 220 176 997

Email: ataca@ataca.org

Site: www.ataca.org

Pagina:  « Anterior 1 2 3 4 5
regulamento