Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: a determinar

a determinar

artigo
palavras chave: a determinar

a determinar

artigo
palavras chave: a determinar

a determinar

artigo
palavras chave: Inovação social, Ambiente, Educação, Jovens

A TESE é uma ONG, de direito português, criada em 2002 que tem por missão criar e implementar respostas inovadoras que melhor promovem o desenvolvimento social, a igualdade de oportunidades e a qualidade de vida, criando parcerias com os sectores público, privado e organizações da sociedade civil. Pretende investigar, criar, implementar e sensibilizar, construindo um ciclo de soluções socialmente inovadoras e sustentáveis como resposta às necessidades tradicionais e emergentes. É reconhecida, desde 2003, como ONGD pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e é também membro da Plataforma Portuguesa das ONGD. A sua sede localiza-se em Lisboa.

Actualmente a TESE actua em quatro áreas diferentes: Inovação Local, através da promoção de projectos de Desenvolvimento Local, Desenvolvimento Internacional, e de Educação para o Desenvolvimento, realizados em parceria com actores locais; a área da Investigação, elaborando estudos e trabalhos de investigação, em parceria, sobre as dinâmicas da inovação social, na evolução das necessidades sociais; a Consultoria e Capacitação, trabalhando com entidades dos sectores público e privado, bem como do terceiro sector – em Portugal e nos Países em Desenvolvimento –, no sentido de acelerar a sua capacidade de acção e de inovação social, ajudando a criar novos modelos que melhor respondam às necessidades sociais; e, por fim, actua também ao nível da participação em Redes e Awareness, promovendo e participando em eventos e iniciativas de promoção de rede, sensibilização, partilha de conhecimento, facilitação e formação em áreas relacionadas com a inovação social, o desenvolvimento, a sustentabilidade e o empreendedorismo social.

PROJECTOS

Na Guiné-Bissau, a TESE desenvolve o projecto Bafatá Misti Iagu, que pretende garantir o acesso sustentável a fonte melhorada de água potável aumentado na Cidade de Bafatá para 70 por cento da população.

No que diz respeito em Moçambique, o programa Ser Humano assegura as necessidades básicas de crianças e jovens órfãos e vulneráveis em condições de pobreza no país e procura promover a sua entrada na vida activa através da educação, empregabilidade e actividades geradoras de rendimentos.

Já em São Tomé e Príncipe, a TESE desenvolve um projecto de instalação de painéis solares nas escolas para reforço da educação e alfabetização nocturna, além de promover a criação de competências locais na instalação e manutenção de equipamentos solares.

Ainda na área da Cooperação para o Desenvolvimento, o projecto de Assistência Técnica à Direcção da Água e Saneamento em Angola tem como objectivo primordial reforçar a actuação da instituição ao nível dos recursos humanos, qualidade da água e acesso a água em meio rural.

Em Portugal, desenvolve o projecto Orienta.Te que visa promover a inclusão educativa, formativa e/ou sócio-profissional de jovens socioeconómicos mais vulneráveis e o programa Do Something de forma a contribuir para o aumento da participação activa dos jovens em Portugal. Através do projecto Estratégia e Organização: Fortalecer para um crescimento sustentável, a TESE procura fortalecer a Associação Música nos Hospitais para ganhar escala, potenciar um crescimento sustentável e tornar este projecto uma referência no sector social.

Os principais financiadores da organização são o IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Câmara Municipal de Cascais, IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Programa Escolhas, a Fundação EDP, a Comissão Europeia, a UrbÁfrica e a FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Os relatórios de actividades e contas e a certificação de contas estão disponíveis no site da TESE.

CONTACTOS

Rua das Amoreiras, 101

1250-022 Lisboa

Tel.: (+351) 213 868 404

Fax: (+351) 213 868 405

E-mail: info@tese.org.pt

Site: www.tese.org.pt

BIBLIOGRAFIA
  1. Guerra, I.; Pinto, T. C.; Almeida, S. (2010), À tona de água – Necessidades em Portugal, Tradição e Tendências emergentes
  2. Coruche, M. P., et al (2010), Estudo de Caracterização Sócio-económica e Consumo de Energia em Bambadinca Ferreira, T. C. (s/d), Ukama Wangu
  3. Meneses, J. (2009), O Peixe Amarelo - Pistas para um Mundo melhor
  4. Coruche, M. P., et al (2009), Social Innovation in Water Supply, Sanitation and Energy in Developing Countries
artigo
palavras chave: a determinar

a determinar

artigo
palavras chave: a determinar

a determinar

artigo
palavras chave: a determinar

a determinar

regulamento