O CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina é uma unidade de investigação do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Está vocacionado para o estudo do desenvolvimento económico e social nos países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina, mas com uma ênfase particular no estudo dos países de língua portuguesa, China e Ásia-Pacífico, assim como Brasil e outras economias do Mercosul. No entanto, o CEsA também incentiva a investigação sobre qualquer outro tema, teórico ou aplicado, relacionado com o desenvolvimento económico e social em geral, relativo a outras regiões, ou transversal a várias regiões.

De um ponto de vista metodológico, o CEsA procura fomentar abordagens pluridisciplinares e interdisciplinares do fenómeno do desenvolvimento, bem como uma interligação permanente entre as vertentes teóricas e aplicadas da investigação. Por outro lado, o Centro dá uma atenção especial à organização e ampliação dos recursos bibliográficos de apoio à investigação, aquisição de bases de dados e permuta de publicações com outros centros de investigação. Em relação ao primeiro aspecto, destaca-se o projecto “Memórias de África e do Oriente” (http://memoria-africa.ua.pt), desenvolvido actualmente através de uma parceria entre o CEsA e a Universidade de Aveiro. O projecto tem como objectivo principal a criação de uma Biblioteca Virtual, com base no levantamento e registo exaustivo de documentos existentes em variadíssimos acervos públicos e privados de comunidades e países lusófonos, e de uma Biblioteca Digital, esta para disponibilizar a digitalização de conteúdos integrais.

O CEsA tem um papel importante em actividades de ensino no ISEG, no Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) e o Programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (PDED). Esta relação é mantida de várias formas: através de dois representantes do CEsA na Comissão Científica e Pedagógica do MDCI; um representante do CEsA na Comissão Científica e Pedagógica do PDED; no apoio e leccionação de várias das suas unidades curriculares; colaboração na organização e realização do seminário de investigação do Mestrado e do Doutoramento; e na supervisão de dissertações finais dos alunos, cujo desenvolvimento o Centro procura enquadrar nas suas linhas de investigação.

As actividades desenvolvidas pelo Centro, no campo da investigação e supervisão de dissertações e de teses, incidem, em particular, sobre os seguintes temas: crescimento económico e desenvolvimento, globalização e regionalização, instituições e mudança institucional, governação e políticas públicas, sistemas financeiros e financiamento do desenvolvimento, cooperação para o desenvolvimento, história económica e social da colonização, migrações e diásporas, nação e identidades lusófonas, urbanização e desenvolvimento.

A internacionalização é, também, um objectivo importante para o Centro. Ela tem sido procurada através da participação em redes internacionais e em programas de investigação conjuntos, bem como através da criação de incentivos para aumentar a publicação internacional dos seus investigadores. Por outro lado, o CEsA organiza, individualmente ou em colaboração com o MDCI e o PDED, programas de seminários e conferências, onde a participação de convidados estrangeiros tem uma dimensão significativa.

Com o objectivo de promover a divulgação da sua produção científica, o CEsA criou um conjunto diversificado de publicações, de acordo com a natureza dos trabalhos realizados: “Tempos e Espaços Africanos”, colecção de livros publicada pelas Edições Colibri; Estudos de Desenvolvimento; Working Papers; Brief Papers; Textos de Apoio (para o Mestrado DCI); Outras publicações em parceria e E-books.

 

English version available here