O cluster como instrumento teórico e prático da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento portuguesa: o caso de Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Angola


Objectivos

O projecto tem por objectivo principal confirmar ou infirmar que o conceito e a prática de clusters da cooperação para o desenvolvimento, (Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Angola) é uma resposta eficaz à questão, hoje consensual na comunidade internacional, de como tornar melhores a coerência, a harmonização e o alinhamento colocada em conferências internacionais como a de Paris sobre a Eficácia da Ajuda ao Desenvolvimento.


Resultados

Os resultados deste projecto serão um conjunto de recomendações sustentadas por uma análise científica inovadora da teoria dos clusters na cooperação e da metodologia da sua avaliação, com base nas experiências em curso em quatro países e contextos diferentes: dois grandes países na África Subsaariana, outro num país que é uma pequena ilha e outro na Ásia. Serão elaborados relatórios específicos por país. A investigação terá como resultados também a produção de quatro artigos em revistas científicas internacionais e outros dois em revistas nacionais, bem como um livro com todos os resultados e respectivas apresentações de comunicações. Serão elaborados um relatório anual sobre o progresso da investigação. Na academia o projecto apoiará a elaboração de duas teses de doutoramento bem como o trabalho de campo de 4 estudantes de mestrado. Será ainda estabelecida uma articulação via seminários com os mestrados da área das universidades onde as instituições envolvidas se encontram sedeadas bem como pelo menos 5 comunicações dos investigadores envolvidos em congressos nacionais ou internacionais.


Parcerias
  • Centro de Estudos Africanos (CEA/ISCTE)

Financiamento

FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia


Equipa
  • Prof. Doutor Carlos Sangreman Proença (CEsA)
  • Prof. Doutora Ana Bénard da Costa (ISCTE)
  • Prof. Doutor Gerhard Seibert (ISCTE)
  • Prof. Doutor Carlos Manuel Lopes (ISCTE)
  • Mestre Teresa Coelho (CEsA)



English version available here

 

 

NOTÍCIAS DO PROJECTO

_ Workshop realizado a 4 de Julho de 2014, no Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. Gravação áudio das sessões disponível aqui.

 

_ Informação recolhida no âmbito deste projecto sobre os programas e projectos de Ajuda Pública em Desenvolvimento, em Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, disponíveis no menu Bases de Dados deste site.