Elaboração de uma Nova História da Moeda em Cabo Verde


Objectivos

Este projecto tem como objectivo principal a construção de uma História da Moeda em Cabo Verde, desde o povoamento até à actualidade, procurando reflectir não só a dinâmica do fenómeno monetário em si, mas também as dimensões política e social, as construções institucionais, os contextos económicos e os quadros internacionais envolventes. O projecto pretende, por outro lado, aproveitar o processo de investigação para realizar outros objectivos, importantes em si mesmos, mas também como recursos disponibilizáveis para investigações futuras. Estes objectivos específicos incluem a organização e sistematização das fontes primárias existentes em arquivos portugueses e cabo-verdianos, a construção de séries estatísticas cronológicas baseadas em fontes primárias não disponíveis ao público em geral e a produção de um conjunto de documentos de trabalho, passíveis de serem disponibilizados de forma autónoma. Com estes documentos, o projecto procura contribuir para o enriquecimento da “base de recursos de investigação” disponíveis no Banco de Cabo Verde, enquanto instrumentos de apoio ao desenvolvimento da investigação científica no domínio da economia e, em particular, nas áreas monetária e financeira.


Resultados

De acordo com os objectivos definidos e com as dimensões da investigação referidas acima, os resultados esperados deste projecto são:


a) Um documento final sob a forma de livro – História da Moeda em Cabo Verde – que apresentará uma leitura nova e exaustiva do fenómeno monetário em Cabo Verde, desde o povoamento até à actualidade, incluindo uma história da evolução da moeda e das suas estruturas e funções, bem como o papel que ela tem desempenhado no processo de desenvolvimento cabo-verdiano.

b) Um documento de natureza estatística – Séries Monetárias e Financeiras da Economia Cabo-Verdiana – que incluirá, como resultado parcial do projecto de investigação, um conjunto de séries cronológicas para a economia cabo-verdiana, principalmente de natureza monetária e financeira, desde a entrada em funcionamento do Banco Nacional Ultramarino. O documento deverá incluir, ainda, uma introdução metodológica e as referências completas das fontes primárias utilizadas, nomeadamente, a sua localização física actual.

c) Um documento de natureza bibliográfica – Fontes Bibliográficas da História Monetária de Cabo Verde – que deverá reunir as principais fontes disponíveis para o estudo de questões monetárias e financeiras relativas à economia cabo-verdiana, tratadas, sistematizadas, anotadas e comentadas.


Parceria

Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento (CEsA) do Instituto Superior de Economia e Gestão, como Instituição de acolhimento e executora do projecto, e Banco de Cabo Verde (BCV), como instituição comissionária.


Financiamento

Banco de Cabo Verde


Equipa
  • Prof. Doutor João Estêvão (CEsA/ISEG/UL), Investigador Responsável
  • Mestranda Suzana Andrade (ISEG/UL)
  • Mestranda Cilénia Borges (ISCTE-IUL)




English version available here