Estudo diagnóstico da diáspora guineense em Portugal e França


Objectivos

Após um primeiro encontro com uma delegação ministerial da Guiné-Bissau, a OIM Portugal propôs a realização de um estudo diagnóstico para identificar o contributo e as condições, a diáspora guineense para o Desenvolvimento do país, nomeadamente os emigrantes em Portugal e França. O ponto de partida da pesquisa será o estudo prévio “Arquitectos de um Espaço Transnacional Lusófono: a Diáspora Guineense em Portugal”, levado a cabo pelo CEsA num projecto anteriormente desenvolvido (ver aqui).
Neste contexto, o objectivo geral da acção será o de contribuir para o reforço de laços entre a diáspora da Guiné-Bissau em Portugal e França e as suas origens, apoiando os esforços de envolvimento dessa mesma diáspora no Desenvolvimento do país. A realização do estudo ajudará o Governo guineense a conceber uma política específica para a articulação com as comunidades na diáspora (individuais ou organizacionais).


Resultados

Do projecto resultará o mapeamento e a criação de uma base de dados das organizações da diáspora guineense em Portugal e França, além da realização de um estudo sobre as condições de Desenvolvimento da Guiné-Bissau e o potencial contributo da diáspora, nomeadamente nos dois países em análise – Portugal e França. Será também delineado um plano de acção sobre os resultados e as conclusões do estudo de avaliação, facultando inputs concretos sobre a forma como as competências da diáspora podem ser mobilizadas em benefício da Guiné-Bissau.
Está ainda prevista a organização de uma conferência final para apresentação das conclusões do projecto que terá lugar em Bissau.


Parcerias
  • OIM MRF Dakar – Delegação da Organização Internacional para as Migrações no Senegal
  • OIM France – Delegação da Organização Internacional para as Migrações em França
  • Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades da Guiné-Bissau

Financiamento

OIM Portugal – Delegação da Organização Internacional para as Migrações em Portugal


Equipa
  • Prof. Doutor Carlos Sangreman Proença (CEsA)
  • Prof. Doutor João Estevão (CEsA)
  • Doutor Alexandre Abreu (CEsA)
  • Mestre Maria João Carreiro (CEsA)
  • Mestre Fernando Sousa Júnior


No âmbito deste projecto, o CEsA apresentou a 17 de Outubro de 2012 o relatório de “Avaliação do Potencial de Desenvolvimento da Diáspora da Guiné-Bissau em Portugal e França”.

 


VERSÃO EM PORTUGUÊS

noticia

 

VERSÃO EM FRANCÊS


noticia