PUBLICAÇÕES EM DESTAQUE

Desafios para Moçambique (2017)

Com organização do investigador Carlos Castel-Branco (CEsA/IESE) e de Luís de Brito, Sérgio Chichava, Salvador Forquilha e António Francisco, este é o oitavo número da série "Desafios para Moçambique", iniciada pelo IESE (Instituto de Estudos Económicos e Sociais, Maputo, Moçambique) em 2010. Este número faz um balanço do contributo intelectual do IESE ao longo dos últimos dez anos, localizando a sua investigação no contexto mais geral da literatura sobre o tema, sistematizando os contributos e antevendo caminhos futuros para o IESE.

Emprego e Transformação Económica e Social em Moçambique (2017)

O IESE lança o livro “Emprego e Transformação Económica e Social em Moçambique”. Organizado por Carlos Nuno Castel-Branco, director de investigação no IESE, professor no ISEG e nosso membro, juntamente com Carlos Muianga e Rosimina Ali, este livro reúne 13 artigos que resultam da pesquisa realizada por investigadores/as permanentes e associados/as do IESE ao longo da última década. A publicação desta colectânea, que se insere na celebração do 10º aniversário do IESE, visa apoiar e informar o debate nacional sobre a promoção de emprego decente em Moçambique, bem como organizar e documentar as principais publicações do IESE sobre esta temática.

 

Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e a Cooperação para o Desenvolvimento (2017)

O Gabinete de Estratégia de Estratégia e Planeamento do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social (GEP/MSESS), em resultado da vontade de de sistematizar reflexões acerca das práticas no âmbito da Cooperação e o Desenvolvimento, designadamente com os países de língua oficial portuguesa, organizou uma publicação à qual intitulou "Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e a Cooperação para o Desenvolvimento". Esta publicação compila, na primeira parte, um conjunto de textos de vários autores convidados que reflectem sobre o tema da Cooperação Portuguesa. A segunda parte do livro expõe o trabalho desenvolvido pela equipa da Cooperação do GEP/MSESS, nos anos mais recentes.

Observando Direitos na Guiné-Bissau: educação, saúde, habitação, água, energia, saneamento, justiça e meios de subsistência (2017)

De autoria de Carlos Sangreman, este livro compila os dados recolhidos durante o terceiro e último ano do projecto "Observatório de Direitos". Analogamente às publicações anteriores homónimas, este livro disponibiliza uma análise dos dados recolhidos durante o ano 2016 nas zonas inquiridas da Guiné-Bissau, em função dos indicadores: educação básica, saúde, habitação, água, energia, saneamento, justiça e meios de subsistência (alimentação). Resulta de um projecto executado em parceria com a ONGD Portuguesa ACEP (Associação para a Cooperação Entre os Povos), o CEsA (Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina) e a LGDH (Liga Guineense dos Direitos Humanos), e financiado pela União Europeia e co-financiado pelo Camões (Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa), que visa a promoção dos Direitos Humanos neste país.

[estas publicações podem ser consultadas na Biblioteca do ISEG]

 

Arquivo