Ásia Oriental
Boletim trimestral de informação económica sobre a Ásia Oriental
vol. 2; nº 3; 3º Trimestre/1998 (Jul.)

(continuação)

Macau - FICHA INFORMATIVA DA ECONOMIA


Situação política
Desde o nosso último boletim, o facto mais marcante em Macau foi a detenção do principal líder da seita "14 K[ilates]". Na sua sequência verificou-se um conjunto de atentados de que resultaram principalmente alguns danos materiais.
A situação, que foi objecto de comentários (exagerados!) de uma parte da imprensa (portuguesa e estrangeira) que fazia o Território parecer-se com uma qualquer pequena cidade dos filmes de cowboys do Far West americano, é agora bastante mais calma, não se sentindo em Macau qualquer ambiente que se assemelhe à da insegurança caracterizadora daquelas localidades. Enfim, a vida continua...
Na sequência de toda estas movimentações, os meios da Polícia Judiciária e dos Tribunais de Macau foram reforçados com mais pessoal ido de Portugal.
Realcem-se, por fim, as recentes movimentações no sentido de fazer participar a a China na elaboração do Orçamento do Território para 1999 e para o ano 2000 com o argumento de que tal serviria para dar experiência aos chineses em tal processo. Naturalmente, o que está em causa é principalmente o seu desejo de controlarem minimamente a elaboração de orçamentos que terão que cumprir --- nem que seja, como o de 1999, apenas durante dez dias.

Situação económica
O ritmo de crescimento da economia do Território continua a ser extremamente lento. Por isso, apesar de alguns sinais positivos --- nomeadamente quanto ao número de turistas entrados e ao sector da construção civil, quer de habitações quer de infraestruturas --- ele não deverá ultrapassar em muito o valor de -0,1% (estimativa oficial preliminar) registado no ano passado, esperando-se apenas que seja positivo.

Produção
Depois de em Janeiro e Fevereiro terem sido emitidas apenas 6 (!) licenças de construção de novos edifícios, em Março o número aumentou para 18, com uma área quase quíntupla da aprovada nos dois meses referidos.
A taxa de desemprego, pelo seu lado, aumentou de 3,3% no trimestre Jan-Mar para 3,6% no trimestre Fev-Abr.
Os números do turismo (que incluem os jogadores vindos de Hing Kong) parece terem recupe-rado em Abril: com 650 mil entradas, situa-se apenas 1% abaixo do valor do mesmo mês de 1997 e 12% acima do valor de Março/98 . Note-se, porém, que a taxa de ocupação dos hotéis continua a ser relativamente baixa: 52,3% em Março passado.

Comércio internacional
As exportações de Macau totalizaram, durante o primeiro trimestre deste ano, 393 milhões de USD, menos 32 milhões que em igual período do ano anterior. Estes valores escondem uma grande queda em Fevereiro (menos de metade de Janeiro) que tem uma natureza essencialmente sazonal por coincidir com o período de férias associado ao Novo Ano chinês.
As importações, por sua vez, registaram no primeiro trimestre um valor de 417 milhões de USD, quase menos 10% que em igual período do ano anterior.
Em resultado desta evolução, o saldo comercial negativo foi menor que em igual período de 1997.

Inflação
A taxa de inflação (média dos últimos doze meses) tem vindo a diminuir paulatinamente: dos 3,7% de Nov/97 passou-se, em Abril passado, aos 2,8%. Comparando os quatro primeiros meses de 98 com igual período de 97, verifica-se que ela baixou dos 4,3% para os 3%.

Moeda
A oferta de moeda (M2) tem aumentado ligeiramente nos últimos meses: depois dos cerca de 78 milhões de patacas de Nov e Dez/97, passou-se aos 80,7 milhões de Fev e aos 81,3 milhões de Mar/98.

Taxas de juro
A taxa de juro (anual) dos depósitos a 3 meses era, em Abril, de 5,93%, muito abaixo dos 8,75% de Janeiro passado.

Taxa de câmbio
A taxa de câmbio PTE/MOP, oscilante com as variações da taxa PTE/US$, é actualmente de cerca de 23$10.

Reservas cambiais
As reservas cambiais continuam a ser cerca de 20 biliões de patacas, equivalentes a mais de 2,3 biliões de US$.

Início do Boletim | Comentário | Breves | Mercado | Topo desta página
China | Hong Kong | Taiwan | Coreia | Malásia | Singapura | Tailândia | Índia


Quaisquer comentários a esta webpage devem ser dirigidos a:
António M. de Almeida Serra ( aserra@iseg.utl.pt)

Copyright © CEsA , 1998
Última versão: 15 de Abril de 1998