CEsA/Ásia
Unidade de Estudos Asiáticos
CEsA-Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento

ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa


O que é

Tendo em vista uma melhor operacionalização da sua actividade e facilitar a sua divulgação externa, os Estatutos do CEsA-Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento prevêm a constituição, no seu seio, de unidades orgânicas dotadas de alguma autonomia e com direito a identificação própria. Dando corpo a esta orientação, foi constituída (Julho/99) a Unidade de Estudos Asiáticos, identificada pela sigla CEsA/Ásia.

Coordenação e actividade principal

Coordenada pelo Prof. António M. de Almeida Serra, a sua actividade visa o estudo da Ásia Oriental (da Coreia do Sul até à Tailândia mas com maior ênfase na China, incluindo Macau e Hong Kong, e Timor Leste) e da Ásia do Sul (principalmente a Índia e, nela, o Estado de Goa). 

Nos últimos anos o coordenador da Unidade tem repartido a sua actividade entre a docência no ISEG (macroeconomia do crescimento; economia asiática; políticas económicas de desenvolvimento) e trabalho em Timor Leste (coordenador e co-autor do Relatório Nacional do Desenvolvimento Humano; conselheiro económico do banco central do país).

Países visitados

No quadro dos trabalhos de campo destes estudos --- desenvolvidos sobretudo no âmbito de dois projectos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia ---, os seus investigadores realizaram visitas de estudo aos seguintes países e Territórios:

Países Instituições visitadas
Inglaterra - SOAS - School of Oriental and African Studies
- LSE - London School of Economics and Political Science
- University of York
Espanha - Centro de Estudios de Asia Oriental de la Universidad Autónoma de Madrid
França - Université de Rennes
Itália - Centro Studi Popoli Extra Europei Cesare Bonacossa
Macau, China - Faculdade de Administração de Empresas da Universidade de Macau
- IEEM - Instituto de Estudos Europeus de Macau
- AMCM - Autoridade Monetária e Cambial de Macau
China - Escola de Comércio Internacional da Universidade de Zhejiang
- Departamento de Comércio Internacional da Universidade Jinan
Hong Kong - China - Lingnan College
- Hong Kong Polytechnic University
Singapura - ISEAS - Institute of Soth East Asian Studies
Malásia  
Timor Leste - Centro Nacional de Investigação Científica da UNTL
Índia - IGIDR - Indira Gandhi Institute of Development Research, Bombaim
- Department of Political Science, University of Goa

Publicações

Nesta área de investigação foram publicados pelo CEsA os seguintes documentos:

Colecção Brief Papers
Nº 1/94 SERRA, A.M. de Almeida O(s) Modelo(s) de Desenvolvimento da Ásia Oriental e a África Subsaariana, CEsA, Lisboa, 1994

Colecção Documentos de Trabalho
Nº 40 SERRA, António M. de Almeida, Singapura - A história de um sucesso económico¸ CEsA, Lisboa, 1996

Nº 41 SERRA, António M. de Almeida, Malásia: de desigualdade em desigualdade até à igualdade final?¸ CEsA, Lisboa, 1996

Nº 42 SERRA, António M. de Almeida, Os processos de desenvolvimento dos 'velhos' Novos Países Industrializados da Ásia Oriental - Lições das estratégias e das políticas do desenvolvimento¸ CEsA, Lisboa, 1996

Nº 45 COSTA, Manuela Nêveda da, The role of Township and Village Enterprises in China's economic reform¸ CEsA, Lisboa, 1997

Nº 46 COSTA, Manuela Nêveda da, Southeast Asian regional integration and globalization: an overview¸ CEsA, Lisboa, 1997

Nº 58 SERRA, António M. de Almeida e QUINTANEIRO, Luís Moeda e câmbios em Timor Lorosa'e: contribuição para um debate, CEsA, Lisboa, 2000

Nº 60 SERRA, António M. de Almeida Timor Lorosa'e: construir um novo país no limiar do séc. XXI. Propostas de estratégia e de políticas económicas de desenvolvimento, CEsA, Lisboa, 2000

Colecção Boletim Bibliográfico
Nº 6 Ásia Oriental e do Sul (Número especial sobre a), CEsA, Lisboa, 1994

Nº 7 Ásia (Oriental, do Sul e Sudeste Asiático) , CEsA, Lisboa, 1995

Nº 9 Ásia (Oriental, do Sul e Sudeste Asiático), CEsA, Lisboa, 1996

Boletins económicos

  • Ásia Oriental - boletim trimestral de informação económica sobre a Ásia Oriental. Estão publicados os números correspondentes ao vol.1 (nº 1 a 4; Jan./97 + Abr./97 + Jul./97 + Out/97) e ao vol.2 (Jan./98 + Abr/98 + Jul./98 + Out/98. As edições on line começaram com o vol.1, nº3 (Jul./97).
  • Índia Hoje - boletim de informação económica sobre a Índia. Estão publicados os nº 1 e 2, datado de Janeiro/99 e de Julho/99, respectivamente. A sua edição não tem periodicidade pré-definida.
  • O primeiro destes boletins foi substituído posteriormente por um outro, o InfoChina, editado conjuntamente com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC); infelizmente, porém e devido a dificulddes de financiamento da sua edição, esta foi suspensa em meados de 2003. Nele se divulgavam informações económicas e comerciais sobre a China, Hong Kong (China) e Macau (o anterior analisava também a Coreia, Taiwan e os países do Sudeste Asiático). 

  • InfoChina nº 1 (Setembro/1999)
  • InfoChina nº 2 (Dezembro/1999)
  • InfoChina nº 3 (Maio/2000)
  • Relações externas

    A Unidade de Estudos Asiáticos representa o CEsA em dois dos mais importantes networks europeus de estudos asiáticos: o ECAN - European Union-China Academic Network e o SENAS - South European Network of Asian Studies.
    O primeiro tem o seu secretariado na SOAS-School of Oriental and African Studies da Universidade de Londres e o segundo na Maison de l'Asie-Pacifique da Universidade de Aix-Marseille, em Marselha (França). O SENAS inclui Centros de investigação e investigadores de Portugal, Espanha, (sul da) França, Itália e Grécia enquanto no primeiro estão presentes Centros de toda a Europa mas com preponderância dos países do Norte da União Europeia. 
    A última reunião geral do SENAS, simultaneamente científica e organizativa, foi organizada pela Unidade de Estudos Asiáticos do CEsA e realizou-se em Lisboa em Abril de 2002. Nela estiveram presentes representantes de Centros de investigação de Portugal (4), Espanha, França, Itália e Grécia

    O CEsA/Ásia desempenha ainda um papel dinamizador das relações externas do ISEG/UTL com as áreas geográficas sobre as quais desenvolve investigação, nomeadamente a China, Hong Kong, Macau, Timor e Índia. É notório, particularmente, o seu papel na relação com a Universidade Nacional Timor Loro Sa'e, de Timor Leste.

    Investigação

    Embora o seu âmbito de investigação seja toda a Ásia desde a Coreia do Sul até ao Paquistão, o CEsA/Ásia concentra a sua atenção em três áreas geográficas fundamentais: a China, incluindo as Regiões Administrativas Especiais de Macau e de Hong Kong, Timor Leste e, em menor grau, a Índia. A área científica privilegiada é da economia, particularmente as estratégias e as políticas económicas e sociais de desenvolvimento dos países estudados.
    Ainda que não tenham sido desenvolvidos no âmbito do CEsA/Ásia, deve ser realçado o facto de o seu coordenador ter sido o coordenador e co-autor do Relatório do Desenvolvimento Humano de Timor Leste publicado em 2002 pelo PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e de ter sido, durante cerca de um ano, o consultor económico da Autoridade Bancária e de Pagamentos de Timor-Leste. Nela desenvolveu estudos sobre a economia daquele país, tornando o CEsA, neste momento, num dos Centros de investigação melhor apetrechados na análise da economia daquele novo país de língua oficial portuguesa.
     

    Conferências

    Os investigadores desta Unidade já realizaram palestras sobre temas da sua especialidade em Portugal, Brasil, Cabo Verde, China, França, Macau e Moçambique. Além disso, participaram em conferências internacionais em Portugal, Espanha, França, Itália e Macau.

    Ensino 

    Os Centros de investigação não estão autorizados pelos órgãos de gestão do ISEG a desenvolverem actividades próprias de ensino mas desempenham um papel relevante de apoio ao ensino ministrado pelo Instituto de acolhimento. É assim que o CEsA/Ásia desenvolve um papel importante no ensino sobre as economias asiáticas no ISEG, sendo o seu coordenanador o responsável pelas disciplinas de 'Economia Asiática' (optativa das licenciaturas; vd. a bibliografia desta disciplina) e 'Economia da Ásia-Pacífico' (optativa do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional).
    O ISEG é, assim, a Escola superior do mundo de língua portuguesa que dá maior atenção ao ensino e investigação nesta área científica e geográfica.

    A Unidade de Estudos Asiáticos e o CEsA, em geral, têm contribuído significativamente para o fundo bibliográfico sobre a Ásia da Biblioteca 'Francisco Pereira de Moura', do ISEG. Graças a este esforço, ela é a principal biblioteca universitária portuguesa sobre as economias asiáticas.

    Alguns links

    Asian Art - alguns exemplos de arte asiática
    AsiaObserver - considerado pela revista Asiaweek como o melhor 'site' generalista sobre a Ásia
    Asia Source
    Asian Studies Virtual Library - a verdadeira 'porta de entrada' para os estudos e a informação sobre a Ásia
    AsiaNow - o 'site' da CNN com informações sobre a Ásia
    Economic Times - Um dos principais jornais da Índia com informação económica
    Far Eastern Economic Review - o 'The Economist' da Ásia
    Frontline - revista de informação geral sobre a Índia
    India Today - uma das principais revistas da Índia
    InsideChina - boa 'porta de entrada' para notícias sobre a China
    Macau - 'site' oficial do Governo de Macau
    National Bureau of Asian Research - instituição americana de pesquisa sobre a Ásia
    Travlang - para aprender algumas frases em várias línguas (incluindo asiáticas)
    Yahoo Asia - A Ásia no Yahoo!


    contactos/contacts:

    CEsA/Ásia
    R. Miguel Lupi, 20
    1249-078 LISBOA
    PORTUGAL

    Tel./Pho: [++.351].21 392 59 83
    fax: [...] 21 397 62 71
    e-mail: aserra@iseg.utl.pt


     

    para voltar atrás utilize o back do seu browser