SOCIUS


Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão

Novidades

1ª Conferência Portuguesa "O Assédio Moral no
Trabalho: Emergência de uma Nova Realidade"

Boas Vindas

Caros colegas e participantes

Em nome do Comité Organizador, é com enorme prazer que vos dirijo um convite para participarem na 1ª Conferência Portuguesa sobre assédio moral no local de trabalho, patrocinada pelo SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações. Este evento que decorrerá em Lisboa a 29-30 Novembro de 2007, promete ser um importante ponto de encontro não só para a comunidade académica mas também para profissionais de saúde ocupacional, gestores, representantes dos trabalhadores e delegados sindicais.

A investigação no âmbito da violência psicológica e assédio moral no local de trabalho emergiu, durante a última parte da década de 90´s, como um novo domínio de investigação, devido ao esforço sustentado empreendido tanto por académicos como profissionais nesta área, e encontra-se actualmente consolidada em termos europeus. A evidência empírica, disponível até à data, tem demonstrado que a ocorrência de assédio moral constitui uma ameaça à saúde, segurança e bem-estar tanto dos indivíduos alvos do mesmo como ainda dos seus colegas de trabalho. Têm-se ainda verificado que o assédio moral no local de trabalho está frequentemente associado com elevado absentismo, fraca motivação no trabalho, reduzida produtividade, aumento da rotação de pessoal e situações de litigação laboral.

O tema desta conferência é “O Assédio Moral no local de trabalho: emergência de uma nova realidade”, devido ao carácter emergente deste fenómeno na realidade laboral portuguesa. Pretende-se com a organização deste evento dar um contributo no sentido de promover a divulgação desta realidade, cada vez mais presente na vida laboral quotidiana. Será apenas através da partilha e discussão dos resultados a que a investigação tem chegado neste campo, bem como das questões metodológicas inerentes que se poderá verdadeiramente contribuir no sentido da sua prevenção e gestão efectiva. Acredito, firmemente, que esta é uma excelente oportunidade para apresentar e discutir os desenvolvimentos mais recentes neste domínio, tanto no que se refere a resultados empíricos obtidos , questões metodológicas ou soluç´~oes práticas a adoptar.

Aguardamos pela vossa presença em Lisboa nos próximos dias 29-30 Novembro!

José Maria Carvalho Ferreira

Presidente do Comité de Organização