SOCIUS


Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão

Formação

Outros Cursos


  • Workshops em Metodologias de Investigação – ciclo que engloba os seguintes cursos: INICIAÇÃO AO SPSS; INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS QUALITATIVOS; ANÁLISE DE DADOS MULTIVARIADA; CONSTRUÇÃO ONLINE DE QUESTIONÁRIOS; ANÁLISE CRÍTICA, ESCRITA E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO; A ESCRITA DA ESCRITA CIENTÍFICA; INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM; QUESTIONÁRIO: ADAPTAÇÃO, CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO e ANÁLISE DE CONTEÚDO AUXILIADA POR SOFTWARE. Este Ciclo é realizado anualmente, desde 2011.

  • Summer school, Concepts, methods and tools to engage in participatory research and governance processes - curso que visa melhorar a compreensão dos desafios relacionados com a participação em processos de pesquisa e de governança; o planeamento dos processos participativos; métodos participativos inovadores e ferramentas úteis para abordar questões complexas, em contextos diversos, multi-nível; desenvolvimento das capacidades reflexivas para melhoria contínua do processo. Formadores: Marta Varanda, Sofia Bento, Jennifer Hauck e Mathieu Dionnet Organização: SOCIUS/ISEG, LISODE e UFZ Este curso é realizado anualmente em diferentes países. Em Portugal decorreu em 2015.

  • Curso de Formação “Desigualdades Ambientais”, organizado pelo CES e SOCIUS, visou promover a colaboração interdisciplinar e a capacidade construtiva de investigadores/as, decisores/as e técnicos/as para que possam melhor perceber e solucionar as desigualdades ambientais no contexto português. Centrado numa série de questões relacionadas com justiça social e ambiental, o seminário tentará estabelecer o estado da arte assim como consolidar os avanços da investigação em torno das desigualdades ambientais no contexto português e internacional. Pretende igualmente criar capacidade crítica para o futuro da investigação e das políticas públicas nesta área. Este Curso foi realizado em 2011.

  • Cursos de Análise de Redes Sociais: transmissão de conhecimentos de base necessários a uma análise de redes sociais (ARS), tais como as especificidades do processo de investigação utilizando a ARS, e as principais medidas de caracterização de uma rede. Pretende-se também aplicar estas medidas à análise de fenómenos sociais e organizacionais tais como influência social, liderança, difusão da informação, capital social, solidariedade, acção colectiva. Estes cursos tiveram início em 2003 e têm sido realizados anualmente até 2009.

  • Curso de Formação para Dirigentes Associativos Imigrantes nas seguintes áreas científicas: a) Associativismo; b) Comunicação e Decisão c) Liderança; d) Contabilidade; e) Gestão de Projectos e Financiamento. Este curso foi baseado num protocolo estabelecido com a ACIME e teve organização do SOCIUS/CISEP/ISEG-UTL. A realização deste curso ocorreu entre Novembro de 2004 e Fevereiro de 2005.


  • Curso de Formação para Professores do Colégio Marista Arquidiciocesano de São Paulo-Brasil, nas áreas científicas da Ecologia Social, Integração Europeia e História de Portugal. Foi organizado e realizado pelo SOCIUS/ISEG-UTL em 1999.


  • Cursos de Formação em Gestão e Administração Escolar no âmbito do Programa FOCO/FORGEST, em colaboração com a Associação de Escolas do Concelho da Amadora para professores do ensino secundário, nas seguintes áreas cientificas: a) Psicossociologia das Organizações; b) Métodos Quantitativos; c) Economia da Educação; d) Direito Administrativo e) Contabilidade nas Instituições de Ensino. Estes cursos foram realizado nos anos de 1993/1994 e 1996/1997.


  • Curso de Formação no âmbito do Programa FOCO/FORGEST para professores do ensino secundário, nas seguintes áreas cientificas: a) Desenvolvimento Pessoal e Social; b) Estatística; c) Economia; d) Técnicas de Organização de Empresas; e) Contabilidade. Este curso foi realizado no ano de 1993.