SOCIUS


Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão

Linhas de Investigação

Desenvolvimento Sustentável, Terceiro Sector e Redes Sociais

Refª «RG-SOC-LVT-Lisboa-428-2104»

Integra um grupo interdisciplinar que investiga temas relacionados com o desenvolvimento sustentável, como a valorização ambiental, o planeamento e a gestão sustentáveis das atividades piscatórias, florestais e de conservação da natureza, o sector agrícola e o artesanato urbano, a responsabilidade social, o desenvolvimento e gestão locais. Inclui ainda a análise de redes sociais e a investigação sobre o terceiro sector.

Linha de investigação dedicada ao estudo de diversas áreas específicas, tais como: economia e gestão dos recursos naturais e do ambiente; gestão de conservação da biodiversidade; gestão de silvicultura sustentável e risco de incêndio; pescas - economias, otimização e articulação de políticas de desenvolvimento local e criação de emprego; agricultura e artesanato urbano; desenvolvimento de ferramentas de consultoria para ajudar associações e PMEs a promover o emprego; responsabilidade social – desenvolvimento de ferramentas para PMEs e ONGs; desenvolvimento e gestão local; globalização e impacto das formas modernas de organização do trabalho em sistemas tradicionais de sociabilidade, principalmente em países da África, China, Brasil e Portugal; políticas públicas de desenvolvimento económico e social – avaliação de programas de incentivo para as PMEs, destinadas a promover o desenvolvimento local, a implementação de políticas públicas e obstáculos à ação coletiva por atores-alvo, o papel da sociedade civil na boa governação e a complexidade da sua participação no processo da política.

Principais projetos
"Critical and Alternative Social Movement: Memory and References" (Ref. PTDC/CPJ-CPO/098500/2008), financiado pela FCT. Instituições participantes: CIES/ISCTE, SOCIUS/ISEG-UTL (JM Carvalho Ferreira, Investigador), FSCH/UNL, IGOT, UE, UTAD, UM e FUL/UL. 2010-2013.

"REHMINE - Contribution of Social Responsibility to Sustainable Development" (Ref. PTDC/AAC-AMB/103907/2008), financiado pela FCT. Instituições participantes: SOCIUS/ISEG-UTL (Idalina Sardinha, Investigadora) e ADVANCE/ISEG-UTL. 2010-2013.

"Funerary practices in Alentejo's Recent Prehistory and socio-economic proceeds of heritage rescue projects" (Ref. PTDC/HISARQ/114077/2009). Financiado pela FCT & COMPETE. Instituições participantes: IPT e ERA Arqueologia SA (ERA), SOCIUS/ISEG-UTL (Idalina Sardinha & Isabel Mendes, Investigadoras), CG/FCT-UC e DA/FCT-UC. 2011-2013.

"Between school and family: knowledge and eating habits of schoolchildren" (Ref. PTDC/CS-SOC/111214/2009). ICS/UL e SOCIUS/ISEG-UTL (Sílvia Alexandre, Investigadora). 2011-2013.

"Definição de um Modelo Nacional de Reconhecimento dos Sistemas da Qualidade nas Instituições de Serviço Social", financiado por QREN & POAFSE. Instituições participantes: APQ (Coord.), SOCIUS/ISEG-UTL (Boguslawa Sardinha, Investigadora) e IPS. June 2014.

 
Equipa de Investigação

Coordenador:
José Maria Carvalho Ferreira
 
Vice-coordenador:
Maria Isabel Mendes


Membros Integrados:

Ana Célia Calapez Gomes
Boguslawa Maria Barszczak Sardinha
Idalina Maria Dias Sardinha
Manuel Francisco Coelho
Maria Cristina Lança Vilhena de Mendonça
Maria João Ferreira Nicolau dos Santos
Marta Pedro Varanda
Sílvia Alexandre Cardoso

Membros Colaboradores:

Amílcar dos Santos Goncalves
Ana Rita Silvestre Sampaio
António João Pina da Costa Feliciano Abreu
António Óscar Santos Góes
Beatriz Saeta
Bernadete Bittencourt
Fernando da Conceição Medeiros
Giovani Ehrhardt
Fernando Ribeiro Mendes
Igor Valentim
Isabel Castro do Nascimento
João Clemente de Souza Neto
João da Mata Rosa Cesse Neto
João Manuel Ferreira Calado
José António Figueiredo Almaça
José Augusto da Silva Sobral
José João Sampaio
Sandra Maria Loureiro
Vânia de Fátima Barros Estivalete
Winston Jerónimo Silvestre