SOCIUS


Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão

Linhas de Investigação

Organizações, Trabalho, Emprego e Género

Refª «RG-SOC-LVT-Lisboa-428-2105»
Visa a compreensão de novos formas de segmentação do trabalho e de desigualdades sociais, novos quadros de relações laborais e de regulação do mercado de trabalho, de novas alternativas à crise do emprego, melhoria das condições de trabalho e oportunidades de aprendizagem, relações de género e aprendizagem ao longo da vida.

Linha de investigação centrada no estudo da dinâmica do trabalho, emprego, competências, educação, formação e género de relações, em empresas e outras organizações. Especial atenção é dada a certos temas, tais como: transformações no trabalho e emprego, processos de segmentação do trabalhador e das relações laborais; relações de género – padrões de discriminação de género na educação, ciência/tecnologia e mercado de trabalho; género, pobreza, perceção da pobreza e o Estado-Providência; relações de trabalho e reformas da lei laboral; qualidade do emprego; organizações governamentais e não-governamentais; Redes internacionais R&D; educação, competências, formação e aprendizagem ao longo da vida; educação, aprendizagem e R&D no regulamento do mercado de trabalho; melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida.

Principais projetos
"Neoliberalismo, viabilidade e sustentabilidade da Educação Pública". SOCIUS (M.C.Lopes, Coord; I.Kovács, Investigadoras) e CEMAPRE.

"Assédio Moral no local de trabalho: estudo em ambiente hospitalar" (A.Verdasca, Coord).

"Inter-Firm Cross-Border Networks in North of Portugal-Galicia and Alentejo-Extremadura" (Ref. PTDC/CS-GEO/100409/2008), financiado pela FCT. IGOT (Coord) e SOCIUS (P.Urze, Investigadora). 2013.

"Trabalho em tempos de crise: factores e estratégias de inserção profissional entre graduados do ensino superior", financiado pelo Santander-Totta. CESNOVA (Coord) e SOCIUS (P.Urze, Researcher). 2011-2013.

"ISOS - Intervenção Socio-Organizacional na Saúde: um estudo exploratório", financiado por GLINTT (P.Urze, Coord). 2013.

"Employers associations in Portugal and the crisis". R.Rego, Coord.; P.Urze, Investigadoras. 2013-2014.

"Ideological factions in Portuguese trade unions: a study case". R.Rego, Coord. 2013-2014. "Transições dos trabalhadores temporários de agência: Motivos, experiências e resultados" (Ref. PTDC/MHC-PSO/4399/2012), financiado pela FCT. FP/UL e SOCIUS (R.F.Rodrigues, Researcher). 2013-2015.

"Validação de competências profissionais geradas pelo voluntariado", financiado por ISU under POATFSE. R.Rego, Coord. 2013-2014.

Equipa de Investigação

Coordenadora:

 Sara Falcão Casaca

Vice-Coordenadora

Ilona Zsuzanna Kovács

Membros Integrados:
Ana Verdasca
António Pestana Garcia Pereira
Margarida Chagas Lopes
Maria da Conceição Santos Cerdeira
Maria Manuel Renga Capelão Serrano
Miguel Justiniano Baião
Raquel Rego
Ricardo Fabrício Rodrigues


Membros Colaboradores:
Manuel António da Silva Abrantes