Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA Home

Carlos Castel-Branco entrevistado pela STV sobre a Dívida Moçambicana: Vídeo disponível!

Por ocasião da Conferência IESE, ocorrida passado dia 18 setembro 2017 (em Maputo, Moçambique), Carlos Castel-Branco, investigador do IESE/CEsA e professor do ISEG, deu uma entrevista à estação Moçambicana, STV, onde abordou a economia política, com ênfase na questão da dívida do país. Assista ao broadcast (não editado) da entrevista.

 

Escola de Verão "Todos à Mesa": a coerência de políticas para uma alimentação sustentável em debate no ISEG

Debateu-se, passado dia 22 setembro 2017, no ISEG, num evento organizado pela FEC (Fundação Fé e Cooperação), em parceria com o CEsA, entre outros, a coerência de políticas para uma alimentação sustentável, o objectivo 2 da Agenda de Desenvolvimento 2030. O painel da abertura foi composto por Susana Reféga, directora executiva da FEC, Gonçalo Teles Gomes, vice-director do Instituto Camões, e Jorge Moreira da silva, director geral de desenvolvimento e cooperação OCDE, que abordou num plano 180º a cooperação portuguesa e internacional com projecção para o futuro próximo.

 

In Memoriam: Professor Armando Trigo de Abreu

É com pesar que o CEsA informa do falecimento, passado dia 18 de setembro 2017, de Armando Trigo de Abreu, antigo professor e fundador, com Mário Murteira e Franz Heimer, do Centro de Estudos Africanos no ISCTE/IUL, investigador do Instituto Gulbenkian de Ciência e desempenhou importantes funções na área de gestão da ciência e do ensino superior. De 2005 a 2009, foi chefe de gabinete do Ministro da Ciência José Mariano Gago e presidente da comissão executiva das Jornadas Nacionais de Investigação Científica e Tecnológica organizadas pela JNICT, designação anterior da FCT, aquando da formalização do Programa Mobilizador de Ciência e Tecnologia que muito contribuiu para o desenvolvimento de ciência em Portugal. O CEsA apresenta respeitosas condolências à família e amigos.

 

12-13 OUT 2017 | Workshop sobre Economia Política da Crise e Reestruturação Económica: História, Dinâmicas, Implicações e Lições - Nova fase de inscrições!

O CEsA organiza o workshop "The Political Economy of the Crisis & Economic Restructuring: History, Dynamics, Implications & Lessons". O evento ocorre nas instalações do ISEG - Lisbon School of Economics & Management, da Universidade de Lisboa, nos dias 12 e 13 de outubro 2017 (Auditórios 1 e 2). Numa iniciativa sem precedentes, este workshop apresenta intervenientes oriundos de países em desenvolvimento, como Moçambique, Índia, Brasil, Etiópia, Nigéria ou México, e de países europeus, alargando, diversificando e deslocalizando o diálogo em torno de um tema global, a Economia Política. Se pretende participar, faça-o agora na 2ª fase de inscrições. Para saber como, aceda ao website do evento, aqui.

 

NOVO WORKING PAPER CEsA/CSG SET 2017 | BOKO HARAM - OS TALIBAN DA NIGÉRIA, de Maria Sousa GALITO

O WP 157, da autoria de Maria Sousa GALITO, avalia as principais características, propósitos, apoios financeiros e logísticos, e parcerias estratégicas em torno do grupo Boko Haram. Este grupo consta da lista de grupos terroristas da ONU, do Reino Unido e dos EUA. É um grupo violento de origem nigeriana responsável por atentados com elevadas causas materiais e humanas.

_aceder ao WP aqui.

 

 

 

The Commitment to Development Index 2017

O Center for Global Development publica The Commitment to Development Index (CDI), que classifica 27 dos países mais ricos do mundo, examinando em que medida as suas políticas ajudam a espalhar a prosperidade global para o mundo em desenvolvimento. O CDI analisa as políticas destes 27 países em sete áreas principais: ajuda, finanças, tecnologia, meio ambiente, comércio, segurança e migração. Estes indicadores estão ajustados ao tamanho e à prosperidade económica, verificando-se que a riqueza de um país não é determinante dos seus resultados. Os países mais ricos – representados pelos G7 – situam-se no ranking entre a posição 14 e 26. Na República Checa, Hungria, Polónia e República Eslovaca, a média do rendimento por pessoa é cerca de metade do rendimento auferido nos EUA. Portugal, que ocupa a posição 6, apresenta um bom desempenho na maioria dos componentes, apesar de ser menos próspero do que muitos países do CDI. Pelo que se conclui que o design de políticas inteligentes não depende apenas da condição de prosperidade do país. Consulte esta e as outras conclusões deste index, aqui.

 

Call for papers aberta em permanência para o East Asian Economic Review (EAER)

O EAER aceita em permanência artigos que reflictam perspectivas interdisciplinares em economia internacional. O EAER é um jornal de acesso gratuito publicado pelo KIEP (Korea Institute for International Economic Policy), um think-tank financiado pelo governo coreano. O jornal visa facilitar a compreensão em torno de todas as questões pertinentes às diversas economias da Ásia Oriental através da publicação de análises rigorosas por especialistas de renome no campo, fornecendo análises empíricas e sugestões políticas sobre as boas práticas das economias da região. Os tópicos abrangidos são: comércio e investimento; integração económica; finanças internacionais; cooperação monetária internacional; cooperação económica bilateral e multilateral entre países da Ásia Oriental; e, cooperação Económica internacional para a unificação da Coreia.

_descarregar o último número aqui.

 

A OIM e a Agência da Migração da ONU lançam novo website para rastrear migrantes/refugiados/requerentes de asilo desaparecidos

A OIM e a Agência de Migração da ONU lançam o seu novo site do Projeto "Missing Migrants Data", com mais informação e dados comparativos. Este projecto acompanha os números dos migrantes desaparecidos, incluindo refugiados e requerentes de asilo, que morreram ou desapareceram enquanto migraram para um destino internacional, recolhidos junto de autoridades nacionais, como guardas costeiras, registos médicos, relatórios dos media, ONGs e entrevista feitas a sobreviventes de naufrágios.

_aceder ao website aqui.

 

EADI disponibiliza resumo online da conferência EADI NORDIC 2017: "Globalisation at the Crossroads: Rethinking Inequalities and Boundaries”

Em agosto passado (21-23), em Bergen, Noruega, aconteceu a conferência do EADI (European Association of Development Research and Training Institutes), com o tema “Globalisation at the Crossroads: Rethinking Inequalities and Boundaries”. O CEsA esteve representado pelo Luís Mah, que co-apresentou o painel “Beyond ODA: A Critical Analysis of post-2015 Finance for Development”. O EADI disponibiliza agora um resumo do evento, com os artigos, galeria de fotos, comentários do Twitter e o livestreaming, para quem não esteve presente e tem interesse nos assuntos abordados.

_ler+

 

04 OUT 2017 | 17th International Economic Forum on Africa

Com foco no tema do empreendedorismo e industrialização em África, a African Union Commission e a Organisation for Economic Co-operation and Development (OCDE), em parceria com a French Development Agency, organizam a 4 de outubro de 2017, em Paris, o 17th International Economic Forum on Africa. Questões como quais os actores principais?, que tipo de programas devem ser projectados?, que tipos de parceira serão necessárias?, qual o perfil dos empresários e como se implementa a industrialização em África através de programas de empreendedorismo? nortearão o debate. O registo no evento ficará disponível brevemente.

_ler+

 

 

 

 

 

Destaques

_Projecto Laboratório em Development Studies

 

_Novas Regras para a publicação de Working-papers CEsA/CSG: consultar o Regulamento (2017).

 

Bolsas/Oportunidades

CODESRIA/HEPI: "Higher Education Governance, Research and Policy in Africa" - Call for applications até 30 setembro 2017.

_ler+

 

Candidaturas abertas para a ERC Synergy Grant 2018. Prazo até 14 de novembro 2017.

_ler+

 

Fundação Hakuho oferece Bolsas de Investigação nas áreas da língua japonesa, do ensino da língua japonesa, da cultura japonesa e da literatura japonesa. As bolsas podem ter a duração de 1 ano ou de 6 meses. O período de candidatura decorre até 31 outubro 2017.

_ler+

 

Conferências - calls for papers

[Esta secção disponibiliza periodicamente calls for papers e conferências nos domínios do Estudos de Desenvolvimento e Cooperação, Multilateralismo, Estudos Coloniais, pós-Coloniais e Lusofonia, e Estudos sobre África, Ásia e América Latina.]

 

17th International Economic Forum on Africa

Com foco no tema do empreendedorismo e industrialização em África, a African Union Commission e a Organisation for Economic Co-operation and Development (OCDE), em parceria com a French Development Agency, organizam a 4 de outubro de 2017, em Paris, o 17th International Economic Forum on Africa.

 

Revista de Estudios Brasileños - call for papers

A Revista de Estudios Brasileños selecciona artigos para o nº9: "Dossiers Temáticos". O período de submissão de propostas decorre até 8 de outubro de 2017.

 

Revista Iberoamérica Social - call for papers

A revista Iberoamérica Social selecciona artigos para a edição Ano 5 Núm. IX: "A fronteira como localização geográfica, epistémica, política e cultural". O período de submissão de propostas decorre até 30 de outubro de 2017.

 

Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX) - call for papers

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa recebe, nos dias 2 e 3 de julho de 2018, o Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX). O período de submissão de propostas decorre até 31 de outubro de 2017.

 

IX Fórum de Migrações /MIGRATIC 2017 - call for papers

De 16 a 20 de outubro de 2017, acontece o IX Fórum de Migrações no UFRJ, Brasil.

 

Revista Itinerários: "Literatura Negra no Brasil" - call for papers

A Revista Itinerários anuncia chamada para o número 47/2018: "Literatura Negra no Brasil". O período de submissão decorre até 30 de novembro de 2017.

 

Revista História USP: Dossier "Moçambique: histórias conectadas, interdisciplinaridade e novos sujeitos históricos” - call for papers

A Universidade de São Paulo (USP) lança call for papers para a Revista de História, para o dossier temático “Moçambique: histórias conectadas, interdisciplinaridade e novos sujeitos históricos”. O período de submissão decorre até 31 de janeiro de 2018.

 

Conferência Internacional "Angola: os legados do passado, os desafios" - call for papers

Em 14 e 15 novembro 2017, o Centro de História da Universidade de Lisboa, o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa organizam a conferência "Angola: os legados do passado, os desafios do presente". A call for papers está aberta até 30 setembro 2017.

 

Conferência “Money in Africa – monetary and financial decolonisation in the 20th century” - call for papers

Resultado da organização conjunta com o Banque de France e a EABH - the European Association for Banking and Financial History, a conferência realiza-se em 9 e 10 de outubro, na sede do Banco de Portugal.

 

++ calls/conferências

 

 

Para receber as nossas comunicações, assine a nossa newsletter.

 

-Onde encontrar o  CEsA/where's CEsA?

 

 

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.