Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA home

22 FEV, 18h | Ciclo de Seminários em Estudos de Desenvolvimento | HUMAN NEEDS AND INCOME ADEQUACY IN PORTUGAL | José Pereirinha

O primeiro convidado do Ciclo de Seminários em Estudos de Desenvolvimento CEsA/CSG/ISEG-ULisboa é o professor José Pereirinha, que nos vem falar sobre necessidades humanas e rendimentos adequados em Portugal. O seminário será proferido em inglês e terá lugar no ISEG, no dia 22 de fevereiro de 2018, das 18h às 20h. A entrada é livre, mas reservada a inscrição prévia.

_consulte o programa integral aqui.

 

Publicação em destaque: Directrizes para o Apoio e Promoção da Agricultura Familiar nos Estados-Membros da CPLP

Disponibilizamos em acesso aberto Directrizes para o Apoio e Promoção da Agricultura Familiar nos Estados-Membros da CPLP, de autoria de João Mosca, nosso investigador, estando os seus co-autores ligados ao nosso Programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (ISEG, ULisboa). Esta publicação foi promovida pela CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e para a Agricultura, no enquadramento das políticas da CPLP para a Segurança Alimentar e Nutricional e no âmbito do compromisso com a erradicação da fome por parte dos Estados-Membros. No aspecto da Cooperação, a publicação determina que, os Estados-Membros devem procurar ampliar e intensificar o intercâmbio e a cooperação entre os países da CPLP, bem como com países externos, enquanto factor de dinamização e fortalecimento da agricultura familiar, de prossecução da ESAN-CPLP e de redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.

_descarregar a publicação aqui [EN]

 

World Justice Project Rule of Law Justice Index aponta para uma deterioração do estado do direito

O WJP Rule of Law Justice Index, lançado este mês, pelo World Justice Project, revela que foram mais os países que diminuíram dos que os que melhoraram o seu índice do estado do direito 2017-2018, sendo que os dados reflectem uma deterioração global nos aspectos fundamentais do estado do direito. Este Índice mede a observância da jurisprudência em 113 países e jurisdições em todo o mundo, com base em mais de 110 mil pesquisas domiciliares e 3.000 especialistas. Portugal, contrariando a tendência demonstra sinais de melhoria, situando-se na posição 21, uma posição abaixo da República da Coreia.

_descarregar o Index aqui

 

O Projecto Museu do Cinema, em Maputo, Moçambique, está a acolher propostas para o Seminário “A Cooperação e o Cinema em Moçambique"

(Clicar na imagem para aumentar)

 

O Museu do Cinema em Moçambique é um projecto museológico não estatal, em construção, iniciativa da Associação Amigos do Museu do Cinema para a pesquisa e comunicação da(s) História(s) do Cinema em Moçambique. No âmbito da realização das suas actividades, o Projecto Museu do Cinema em Moçambique organiza, em 2018, um seminário multidisciplinar intitulado “A Cooperação e o Cinema em Moçambique”. O evento decorrerá de 27 a 29 de Agosto de 2018, no Auditório do Centro Cultural Franco-moçambicano, em Maputo e a Call for Papers & Projects está a decorrer até 15 de Junho de 2018.

_página Facebook do projecto

 

"Será que temos de repensar a investigação em Estudos de Desenvolvimento?" é a questão primacial da Development Research Conference 2018

A School of Global Studies da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, está a organizar a Development Research Conference 2018 com o tema “Rethinking Development”, a ter lugar a 22 e 23 de agosto de 2018. A questão “Que tipo de 'desenvolvimento' é desejado para o mundo de hoje?” será o ponto de partida para reflectir sobre o tema do desenvolvimento e de como hoje este deve ser pensado: se fará sentido ainda pensar o desenvolvimento para partir das noções de “norte” “sul”?; se serão os objectivos do desenvolvimento sustentável (SDGs) suficientemente amplos para redefinir a agenda e políticas do desenvolvimento?; ou, se não será necessário redireccionar a atenção da investigação sobre o tema do desenvolvimento para questões emergentes, como a diáspora, os êxodos, a tecnologia, a segurança alimentar, a religião, a propriedade intelectual ou a vigilância da saúde?
Esta conferência surge no âmbito da convicção de ser necessário renovar o debate em torno destes assuntos, inclusivamente sobre o próprio conceito de 'Desenvolvimento'.
A fase de apresentação de propostas de artigos está a decorrer até 23 de fevereiro de 2018.

_ler+

 

Infografia da OCDE mapeia a percentagem da Ajuda Pública ao Desenvolvimento por país doador e beneficiário, e por sector

 

A OCDE disponibilizou uma infografia que representa a ajuda pública ao desenvolvimento nos vários países. Este instrumento permite observar a ODA/APD absoluta e per capita em relação a 2015 e 2016 de todos os países: os doadores, os que recebem e por sector. De acordo com esta informação, a APD atingiu um pico de 145 biliões (valor em USD), representando um aumento de 10,7% em relação a 2015. Neste link, é possível observar a percentagem de apoio de Portugal aos países beneficiários.

 

DEVELOPMENT STUDIES SEMINARS CEsA/CSG/ISEG-ULisboa

- Edição de 2018

Anunciamos o Programa provisório dos Seminários em Estudos de Desenvolvimento CEsA/CSG/ISEG, edição de 2018!
Este ano, o programa contempla vinte conferências de palestrantes de diferentes latitudes. Esta é uma iniciativa histórica do CEsA/ISEG da Universidade de Lisboa, que vai já na sua 28º edição e que pretende oferecer aos estudantes de Mestrado em Cooperação Internacional e Desenvolvimento e Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento do ISEG - Universidade de Lisboa, e interessados em geral por estes tópicos, um programa de seminários (que inclui uma Spring School e uma Summer School), da mais recente investigação conduzida a nível nacional e internacional no computo dos Estudos de Desenvolvimento. Entre os conferencistas internacionais convidados estão o director-geral de Desenvolvimento e Cooperação da OCDE, Jorge Moreira da Silva, o ex-ministro de Cabo-Verde da Educação, Cooperação e Assuntos Externos, Victor Borges, ou o economista especialista da Comissão Europeia sobre questões relacionadas com o Desenvolvimento, Walter Kennes.

_ler+

 

Novo Projecto em curso "A Cooperação na Promoção dos Direitos Humanos: O Caso da Justiça na Guiné-Bissau"

O CEsA, conjuntamente com a LGDH -Liga Guineense dos Direitos Humanos (Guiné), é parceiro do Projecto "A Cooperação na Promoção dos Direitos Humanos: O Caso da Justiça na Guiné-Bissau" apresentado para financiamento ao Camões pela ACEP - Associação para a Cooperação entre os Povos e aprovado para implementação durante 2018. O objectivo principal deste projecto é a recolha e análise de dados sobre o acesso a justiça nas regiões da Guiné-Bissau e o debate aberto sobre qual o papel da Cooperação para o Desenvolvimento na promoção desse Direito Humano, face a dados recolhidos nesta acção e à sua análise em duas conferências a realizar em Lisboa e em Bissau. Em Portugal será feita uma articulação com o programa de mestrado e doutoramento do ISEG através da actividade do CEsA intitulada DS LAB (laboratório em Estudos de Desenvolvimento) coordenada por Luís Mah, nosso investigador e professor do ISEG.

_ler+

 

 

 

 

 

Publicações recentes:

WORKING PAPER nº166: PORTUGAL AND THE EURO, de António MENDONÇA

[download]

 

WORKING PAPER nº165: PORTUGAL – CRISIS AND RESTRUCTURING, de Maria SOUSA GALITO

[Download]

 

 

 

Bolsas/Oportunidades

 

Bolsa de mobilidade para investigação doutoral sobre China contemporânea. O prazo de candidatura decorre até 1 de março de 2018.

_ler+

 

Concurso Estímulo ao Emprego Científico - Institucional FCT. O prazo de candidatura decorre entre 22 de fevereiro a 22 de março de 2018.

_ler+

 

Bolsas de investigação de doutoramento para estrangeiros em Ciência Política da Fundação Calouste Gulbenkian. O prazo de candidatura decorre entre 1 e 28 de fevereiro de 2018.

_ler+

 

O Centro de Estudos Africanos da SOAS oferece 2 bolsas Ph.D. a nacionais africanos na área de Estudos de Desenvolvimento e Economia. O prazo de candidatura decorre até 31 de março 2018.

_ler+

 

Conferências - calls


17th Nordic Conference on Development economics 2018 - Call for papers

De 11 a 12 de junho de 2018 decorre a 17th Nordic Conference in Development Economics, em Helsinkia, Finlândia. O período de submissão de propostas foi alargado até 18 de março de 2018.

 

4th International Symposium of the Dakar Institute of African Studies | Bridging the Gap: Black Studies Across Social, Geographical, Epistemic, and Linguistic Lines - Call for papers

O Fourth International Symposium of the Dakar Institute, a Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD), o West African Research Center (WARC) e a Universidade of the West Indies, organizam o 4th International Symposium of the Dakar Institute of African Studies: Bridging the Gap: Black Studies Across Social, Geographical, Epistemic, and Linguistic Lines em Dakar, Senegal, nos dias 5-6 de julho de 2018. O prazo de submissão de propostas encontra-se a decorrer até 1 de março de 2018.

 

African Mobilities – Reshaping narratives and Practices of Circulation and Exchange

O Nordic African Institute organiza, a 19-20 de setembro de 2018, na Suécia, a sua conferência bianual com o tema "African Mobilities - Reshaping Narratives and Practices of Circulation and Exchange".

 

XVIII Fórum de Estudos Ibéricos

A Universidade de Oxford acolhe o XVIII Fórum de Estudos Ibéricos: "Realidades fictícias, ficções reais", a 20 e 21 de junho de 2018. As propostas devem ser dirigidas para o email.

 

Dossier "Moçambique em perspetiva: histórias conectadas, interdisciplinariedade e novos sujeitos históricos"

A Revista de História do Departamento de História da USP divulga a chamada para o dossier "Moçambique em perspectiva: histórias conectadas, interdisciplinariedade e novos sujeitos históricos". O prazo de submissão foi alargado até 10 de março de 2018.

 

Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais

Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais está a receber artigos para o dossier "Economia, política e sociedade no desenvolvimento da América Latina: conceitos, história e perspectivas". O período de submissão decorre até 27 de abril de 2018.

 

International Conference Europe as a Global Actor 2018 - Call for papers

O ISCTE-IUL organiza, de 24 a 25 de maio de 2018, a conferência "Europe as Global Actor 2018". O período de submissão de propostas está a decorrer até 28 de fevereiro de 2018.

 

ASAUK 2018 - Call for papers

A African Studies Association of UK organiza, de 11 a 13 de setembro de 2018, na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, uma conferência com o objectivo de celebrar a diversidade e a interdisciplinaridade dos estudos sobre África e para dinamizar futuras redes entre investigadores/as interessados/as nestes tópicos. Encontra-se aberto período de submissão de propostas para painéis e para comunicações até 16 de fevereiro de 2018.

 

Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX) - call for papers

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa recebe, nos dias 2 e 3 de julho de 2018, o Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX).


++ calls/conferências

 

 

Follow us @

 

 

 

 

 

Share