Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA Home

15-16 NOV 2018 |  _in progress 3: Seminário Internacional sobre Ciências Sociais e Desenvolvimento em África - Disponível o programa final!

Para falar de Ciências Sociais e Desenvolvimento em África, o ISEG - Lisbon School of Economics and Management da Universidade de Lisboa recebe nos dias 15 e 16 de novembro de 2018 (Auditório 3, Edíficio Quelhas, nº6, Lisboa) a 3ª Edição do Seminário _In Progress. Este seminário apresenta durante dois dias comunicações nos seguintes painéis temáticos: Trabalho de Campo e Questões Metodológicas; Política, Dinâmicas da Sociedade Civil, Desenvolvimento; Cultura, Pensamento e Mudança; Estratégias para a Cooperação e Desenvolvimento; Populações, Mobilidade e Bem-Estar.
O seminário finaliza, no primeiro dia, com a conferência Ciências Sociais e África na Contemporaneidade, por Iolanda Évora, Professora do ISEG e investigadora do CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina. E, no segundo dia, com a conferência Estudos Africanos: O Olhar (Neo)Colonial e os Desafios Globais Contemporâneos, por Inocência Mata, Professora da FL e investigadora do CEC - Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. A sessão de encerramento estará a cargo de António Mendonça, Professor do ISEG e Presidente do CEsA.
O evento é de entrada livre, mas sujeito a pré-inscrição.
Reserve o seu lugar!

► Inscrição
► Programa final
► Livro de resumos
► ler+

 

Novos Olhares sobre a Guerra Civil em Moçambique: Um debate em torno de duas obras essenciais


O CEsA organiza, dia 22 de novembro 2018 (18h-20h), Novos Olhares sobre a Guerra Civil em Moçambique, um debate em torno de duas obras recentes essenciais que lançam novas perspectivas da guerra civil de Moçambique, entre 1976-92: a obra editada por Michel Cahen, nosso investigador, com Eric Morier-Genoud e Domingos do Rosário, The War Within. New Perspectives on the Civil War in Mozambique, 1976-1992 (2018) e a obra Tempos de Fúria: Memórias do massacre de Homoíne, 18 de Julho de 1987, Moçambique, de Hassane Armando (2018), da Colecção Tempos e Espaços Africanos, dirigida pelas nossas investigadoras as professoras Isabel Castro Henriques e Joana Pereira Leite. O debate será moderado pelo professor Jochen Oppenheimer e conta com o autor Michel Cahen e o orador Luiz Henrique Passador. A entrada é livre.

 

NOVO WORKING-PAPER CEsA/CSG 2018 | Growth and Debt in Angola at Provincial Level, da autoria de César Fernando Reis e Jelson Serafim

O WP 172, de autoria de César Fernando Reis e Jelson Serafim, analisa o crescimento do PIB e a dívida pública a nível provincial em Angola de 2004-2015, usando três modelos (SAC, Hans-Philips, 3sls). Os modelos registam resultados semelhantes, revelando que, em Angola, as despesas públicas aumentam o crescimento do PIB e a dívida diminui.

► descarregar

 

 

 

 

NOVO WORKING-PAPER CEsA/CSG 2018 | Promoting Private Sector for Development: The rise of blended finance in EU aid architecture, da autoria de Luís Mah

O WP 171, de autoria de Luís Mah, analisa criticamente o surgimento e a evolução do “blended finance” da UE para apoiar o sector privado a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SGDs) até 2030 e as potenciais implicações para a cooperação para o desenvolvimento da UE. O crescimento económico liderado pelo sector privado está no centro da agenda de desenvolvimento global de 2030, visto como o principal motor de investimento, criação de empregos e produção de bens e serviços. Em consequência, a UE está a utilizar "blended finance" para atrair investimento privado para o desenvolvimento.

descarregar

 

NOVO WORKING-PAPER CEsA/CSG 2018 | The Brazilian Economy in an Accommodative Perspective: An essay on the deepening of dependency, da autoria de Marcelo José Moreira

O WP 170, de autoria de Marcelo José Moreira, faz uma análise eminentemente analítica da economia brasileira numa perspectiva acomodativa. Esta perspectiva prevê um mecanismo interno de interacção adaptado à dinâmica da divisão internacional do trabalho e seu modus operandi, revelando que a economia brasileira deverá manter um padrão de reprodução da vida material que garanta que as condições de acumulação se verifiquem..

► descarregar

 

 

A ajuda pública ao desenvolvimento da UE não alcança os níveis esperados, revela o Relatório Concord Aid Watch 2018

As despesas de ajuda da UE caíram pela primeira vez em cinco anos em 2017, de acordo com o Relatório CONCORD AidWatch 2018 publicado passado dia 17 de outubro. Embora a UE continue a ser o maior doador de ajuda do mundo, a ajuda da UE diminuiu 4% em comparação com 2016 e a ajuda inflacionada ainda representa 19% do orçamento total da ajuda da UE em 2017. 

► descarregar

 

Entrevista acerca do recém lançado livro sobre a guerra civil em Moçambique (1976-1992) no blogue Libération

O blogue "Libération" publica entrevista do recentemente lançado livro "The War Within (African Edition). New Perspectives on the Civil War in Mozambique, 1976-1992", editado por Eric Morier-Genoud, Michel Cahen e Domingos do Rosário. Este livro reflecte uma análise sobre a guerra pós-colonial em Moçambique, contribuindo para o debate sobre o conflito, o processo de paz, o desenvolvimento e o nacionalismo, e oferecendo perspectivas sobre a política contemporânea e os conflitos actuais.
Eric Morier-Genoud é professor de História Africana na Queen's University Belfast; Domingos Manuel do Rosário é professor de Sociologia Eleitoral e Governança Eleitoral da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique; Michel Cahen é nosso investigador e investigador do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) na Bordeaux Political Studies Institute e na Casa de Velázquez em Madrid.

► ler+

 

 

 

 

 

 

 

 

► Clip media

 

Fátima Proença aborda, em antevisão, o nº 3 da revista Mundo Crítico.
(RTP, 04-11-2018)

 

El país con más mujeres científicas es... Portugal.
(El País, 16-05-2018)

 

Bolsonaro élu président, virage à l’extrême droite pour le Brésil.
(Libération, 28-10-2018)

 

Universidades lusófonas acertam programas de mobilidade e investigação com a China.
(RTP Notícias, 26-10-2018)


► Oportunidades/Bolsas

Concurso de seleção internacional para um lugar de doutorado/a para o exercício de atividades de investigação científica na área de Ciência Política, Sociologia e áreas afins no âmbito do Projeto AID2GROWTH – Da Redução da Pobreza ao Crescimento Económico: Ajuda, Interesses Empresariais e Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com a referência PTDC/SOC-ANT/30651/2017.
_edital

 

Open Calls Horizon 2020.
_ler+

 

Apoio a Estudos avançados em Língua e Cultura Portuguesas.
Período de candidatura até 30 de novembro de 2018.
_ler+

 

Concurso aberto Potenciar o Capital Humano.
Período de candidatura até 19 de novembro de 2018.
_ler+

 

 

Concurso aberto para Iniciativas de Cooperação Bilateral - Programa Cidadãos Ativ@s
_ler+

 

Apoio de projectos na área da sustentabilidade.
O período de candidatura aberto em permanência.
_ler+

 

A FLAD anuncia Concurso 2019 “Bolsas Papers@USA” para investigadores apresentarem comunicações nos EUA. Os prazos são vários conforme o período.

_ler+

 

Programa Internacional de Bolsas Ibero-americanas: Santander Portugal. O prazo decorre até 15 de dezembro de 2018.

_ler+

 


► Conferências - Call for papers


Revista ex aequo "Mulheres na imprensa colonial: discursos e representações" - Chamada para artigos
O período de submissões decorre até 30 de novembro de 2018.

 

2nd International Conference on Activisms in Africa, Guiné-Bissau  - Call for papers
O período de submissão decorre até 15 de novembro 2018.

 

18th International Economic Forum on Africa, Paris, 31 outubro 2018
Período de registo a decorrer. 

 

II Congresso Internacional "Diálogos Interculturais Portugal-China" - Call for papers
O período de submissão decorre até 31 de dezembro de 2018.

 

Expanding the Frame: Ethnographic Film and its Others. Exploring the relationships w/ fellow travellers, including: indigenous, diasporic, intercultural, African/black cinemas and experimental/art film - Call for papers
O período de submissão decorre até 15 de novembro de 2018.

 

arquivo

 


► WP CEsA/CSG/ISEG

Chamada para publicação aberta em permanência. Consulte aqui as normas de submissão.

 

 



Conheça a nossa Política de Privacidade

 

 

 

 

 

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional