Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA Home

Publicação organizada pelo GEP/MSESS sobre "Cooperação para o Desenvolvimento" - exemplares disponíveis para distribuição!

O Gabinete de Estratégia de Estratégia e Planeamento do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social (GEP/MSESS), em resultado da vontade de de sistematizar reflexões acerca das práticas no âmbito da Cooperação e o Desenvolvimento, designadamente com os países de língua oficial portuguesa, organizou uma publicação à qual intitulou "Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e a Cooperação para o Desenvolvimento". Esta publicação compila, na primeira parte, um conjunto de textos de vários autores convidados que reflectem sobre o tema da Cooperação Portuguesa. A segunda parte do livro expõe o trabalho desenvolvido pela equipa da Cooperação do GEP/MSESS, nos anos mais recentes. Em caso de interesse em adquirir um exemplar gratuitamente, basta contactar o CEsA.

 

"The European Journal of Development Research" (EJDR) - Vol.9, nº3

Saiu o volume de de julho 2017 do The European Journal of Development Research (EJDR). O EJDR é um jornal de cariz multidisciplinar editado pelo European Association of Development Research and Training Institutes (EADI) - uma network europeia no domínio da investigação e formação em Estudos de Desenvolvimento -, focado no alargamento do nosso entendimento acerca dos processos de avanços e recuos do desenvolvimento humano, sejam nas perspectivas política, económica, sociológica ou antropológica.

_ler+

 

19 SET 2017 | A V Conferência Internacional do IESE é subordinada ao tema “Desafios da investigação social e económica em tempos de crise”

Por ocasião do seu 10º aniversário, o IESE - Instituto de Estudos Sociais e Económicos anuncia a realização da sua V Conferência internacional, subordinada ao tema “Desafios da investigação social e económica em tempos de crise” a ter lugar em Maputo, Moçambique, entre 19 e 21 de Setembro de 2017. A conferência inaugural do IESE, realizada a 19 de Setembro de 2007, debruçou-se sobre os desafios da investigação social e económica em Moçambique, do ponto de vista tanto dos desafios teóricos, paradigmáticos e metodológicos para estudar, compreender e responder às dinâmicas e tendências de transformação política, económica e social, como dos desafios da inserção da investigação e do seu papel num contexto político que se adivinhava crescentemente hostil e repressivo. Volvidos dez anos, o mundo assiste a uma crise multidimensional e internacional. Embora global, esta crise tem manifestações e particularidades regionais e nacionais.Nesta edição de 2017, a conferência será palco de debate em torno das seguintes questões: O que nos ensina a nossa investigação? Onde estamos, que questões nos perturbam, o que não conseguimos entender e explicar nem mudar, o que não sabemos? Que contributos temos realizado tanto para as ciências sociais e o conhecimento, como para os debates políticos, económicos e sociais e as lutas sociais? Que desafios temos pela frente, no que diz respeito tanto ao desenvolvimento das ciências sociais como da sua inserção política? Identificar, debater e responder a questões como estas são objectivos desta conferência. O IESE é uma organização moçambicana independente e sem fins lucrativos, que realiza e promove investigação científica interdisciplinar sobre problemáticas do desenvolvimento social e económico em Moçambique e na África Austral.

_fonte da notícia

 

Prémio de Jornalismo da Lusofonia - candidaturas abertas

"O Clube Português de Imprensa (CPI), instituição reconhecida como de utilidade pública, fundado em 1980, e o Jornal Tribuna de Macau (JTM), enquanto jornal de referência em Língua Portuguesa, que se publica em Macau, ininterruptamente, desde 1982, instituem o Prémio de Jornalismo da Lusofonia. Este Prémio de Jornalismo, com periodicidade anual, surge no quadro do desejado aprofundamento de todos os aspectos ligados à Língua Portuguesa, com relevo para a singularidade do posicionamento de Macau no seu papel de Plataforma de ligação entre Macau e os países de Língua Oficial Portuguesa." O período de candidatura decorre até 15 de setembro 2017.

_regulamento

_fonte da notícia

 

Disponível estudo da OCDE sobre “Interrelations between Public Policies, Migration and Development”

Com o objectivo de conhecer as repercussões da migração no desenvolvimento, a OCDE (o Development Centre) e a Comissão Europeia, conjuntamente com dez países, entre os quais Arménia, Brukina Faso ou Costa Rica, desenvolveu o estudo intitulado “Interrelations between public policies, migration and development”. Como o título sugere, este estudo aborda as relações que se estabelecem entre as políticas públicas, migração e desenvolvimento, especificamente nos dez países parceiros. A publicação encontra-se acessível para leitura online.

_aceder à publicação aqui.

 

14-15 NOV 2017 | Conferência "Angola: os legados do passado, os desafios do presente"

Nos dias 14 e 15 de novembro 2017 decorre a Conferência "Angola: os legados do passado, os desafios do presente", com o objectivo de debater a situação de Angola hoje, volvidos quinze anos sobre o fim da sua longa guerra civil. Como tema de reflexão, Angola permanece desafiante para a história e as ciências sociais, em particular o momento actual de eleições no país e as projecções económicas que ressaltam para o futuro. Com organização pelo Centro de História da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, esta conferência é de cariz multidisciplinar no sentido de abrigar os novos objectos e perspectivas sobre a história política, económica e cultural de Angola, revisitando questões consagradas pela historiografia, e abordar temas e problemáticas relevantes para a Angola do presente.

_ler+

 

Investigadores/a do CEsA na 7th European Conference on African Studies (ECAS)

Na 7th European Conference on African Studies (ECAS), decorrida entre 29 de junho a 1 de julho 2017, na Universidade de Basel (Suíça), e organizada pelo Centre for African Studies Basel, esteve em foco o tema "Urban Africa - Urban Africans: New Encounters of the Urban and the Rural". Participaram mais de 1000 conferencistas de todo o mundo. Entre estes/as assinalamos a presença de três membros do CEsA: Daniel Bach (CEsA/Sciences Po Bordeaux) que, juntamente com Camille Adelle (Universidade de Pretoria), apresentou a comunicação "Still relevant? The European Union in Africa"; Sónia Frias (CEsA/ISCSP) com a comunicação "Food Production and Consumption Representations, in Bafatá e Gabu Regions from Guinea-Bissau"; e, Carlos Sangreman (CEsA/ULisboa e UA) com a comunicação "Human Rights as Measure of Development in a Fragile State".

_ler+

 

16ª edição do relatório anual "Perspectives Économiques en Afrique 2017" dedicada ao empreendedorismo e industrialização em África

O relatório anual "Perspectives Économiques en Afrique 2017" é o resultado de um trabalho de colaboração de várias entidades: Banco Africano para o Desenvolvimento, Centro para o Desenvolvimento da OCDE e Nações Unidas para o Desenvolvimento. Na sua 16ª edição, este relatório apresenta um acompanhamento da situação do continente africano e analisa as performances económicas e sociais recentes dos países em África.

_Aceder à publicação aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Regras para a publicação de Working-papers CEsA/CSG

O CEsA aceita para publicação working-papers (WPs) dos seus membros, efectivos e colaboradores, e outros, desde que propostos por membros efectivos e que enquadrem as temáticas da Lusofonia, Economia, Estudos de Desenvolvimento e Cooperação. Em última instância, reserva-se a Direcção à aprovação dos mesmos. Poderão os WPs ser endereçados ao cuidado do CEsA, via secretariado. Para mais informação, consultar o Regulamento (2017) agora disponível.

 

Bolsas/Oportunidades

 

Fundação Hakuho oferece Bolsas de Investigação nas áreas da língua japonesa, do ensino da língua japonesa, da cultura japonesa e da literatura japonesa. As bolsas podem ter a duração de 1 ano ou de 6 meses. O período de candidatura decorre até 31 outubro 2017.

_ler+

 

O projecto "Pensando Goa: Uma peculiar biblioteca de língua portuguesa" (USP) anuncia duas bolsas Pós-Doc FAPESP. O período de candidatura decorre até 25 julho 2017.

_ler+

 

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) anuncia a abertura de candidaturas ao Prémio Fernão Mendes Pinto 2017. O valor do Prémio é de 8.000€ (oito mil euros) a atribuir numa parceria conjunta entre a AULP e a CPLP ao autor/a premiado e cuja publicação será da responsabilidade do Instituto Camões. O período de candidatura decorre até 31 julho 2017.

_ler +

 

Calls for papers/Conferências

[Esta secção disponibiliza periodicamente calls for papers e conferências nos domínios do Estudos de Desenvolvimento e Cooperação, Multilateralismo, Estudos Coloniais, pós-Coloniais e Lusofonia, e Estudos sobre África, Ásia e América Latina.]

 

Conferência Internacional "Angola: os legados do passado, os desafios" - call for papers

Em 14 e 15 novembro 2017, o Centro de História da Universidade de Lisboa, o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa organizam a conferência "Angola: os legados do passado, os desafios do presente". A call for papers está aberta até 30 setembro 2017.

 

Revista Letrônica: "Dossier Diálogos literários na Lusofonia: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique e outras literaturas lusófonas" - Call for papers

Encontra-se aberta chamada de artigos para o dossier temático "Diálogos literários na Lusofonia: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique e outras literaturas lusófonas" a ser publicado na Revista Letrônica (PUC-RGS), em 2018. O prazo de envio de propostas decorre até 15 setembro 2017.

 

Conferência “Money in Africa – monetary and financial decolonisation in the 20th century” - Call for papers

Resultado da organização conjunta com o Banque de France e a EABH - the European Association for Banking and Financial History, a conferência realiza-se em 9 e 10 de outubro, na sede do Banco de Portugal.

 

II Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil

A 2ª edição temática do Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil (CONEAB) é organizada pelo Núcleo de Estudos sobre África e Brasil (NEAB) da Universidade de Pernambuco (UPE), com o tema “culturas híbridas, identidades plurais”. Decorre entre os dias 18 e 21 de setembro de 2017, no campus de Garanhuns (PE). As inscrições estão abertas até 01 de setembro 2017.

 

EADI NORDIC Conference 2017: Globalisation at the Crossroads – Rethinking Inequalities and Boundaries

A conferência EADI NORDIC 2017 decorre de 21 a 23 de Agosto de 2017, em Bergen, Noruega.

 

XII Congresso Alemão de Lusitanistas: secção temática 8 – Call for papers

O projeto de investigação MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-memórias Europeias (ERC Consolidator Grant n.º 648624) organiza a secção temática “Olhares cruzados: pós-memórias do colonialismo português em perspetiva comparada” no XII Congresso Alemão de Lusitanistas, que irá decorrer na Universidade de Mainz (Alemanha), de 13 a 16 de setembro de 2017.

 

EAST ASIAN ECONOMIC REVIEW (EAER) – Call for papers

East Asian Economic Review está a receber propostas de artigos para o seu próximo volume, nas temáticas: comércio e investimento; integração económica; finança internacional; cooperação monetária internacional; cooperação económica bilateral e multilateral em países do leste asiático; e, cooperação económica internacional para a unificação da Coreia.

 

Revista Mulemba - Call for papers

A revista Mulemba selecciona artigos para sua edição 16.1 com o tema "Passados antecipados, futuros empoeirados: os caminhos da ficção de João Paulo Borges Coelho". Chamada para publicação até 31 de Janeiro de 2018.

 

++ calls/conferências

 

RePEc IDEAS - Research Papers in Economics é uma base de dados bibliográfica de abrangência internacional e de acesso aberto que agrega uma vasta colecção de publicações das áreas de Ciências Sociais, Economia e Estudos de Desenvolvimento. Para mais informações sobre submissão de artigos os (as) membros devem contactar o secretariado.

 

Para receber as nossas comunicações, assine a nossa newsletter.

 

-Onde encontrar o  CEsA/where's CEsA?

 

 

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.