Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA Home

NOVO WORKING PAPER CEsA/CSG JUN 2018 | ANCIENT ROMAN POLITICS – JULIUS CAESAR, de Maria SOUSA GALITO

O WP 168, da autoria de Maria SOUSA GALITO, faz um périplo pela história política da Roma antiga, analisando a importância política da vida e morte de Júlio César na teia de relações de poder da época: JC foi sempre amado ou odiado, quando ainda era vivo e ao longo da História. "Ele foi um herói de guerra, como outros. Ele era um patrício, entre muitos. Ele foi um ditador romano, mas não o único. Então, que fez ele para obter toda esta atenção? Por que se destacou tanto da multidão? O que representava?"

 

 

_descarregar o WP aqui

_consulte a nossa série de WPs aqui

 

Disponível para consulta livre a Colecçãoda Revista "Estudos Moçambicanos"

Encontra-se disponível a colecção integral (do nº 1 ao 23º) da revista académica “Estudos Moçambicanos”, do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique. Esta revista do âmbito das Ciências Sociais, assume também uma importância histórica. Foi criada em 1980 por Ruth First e Aquino de Bragança, tendo sido inicialmente proposta como uma publicação que visava a análise da realidade moçambicana no espectro teórico do materialismo marxista. Depois do assassinato de Ruth First, em 1982 não foram publicados mais números. A revista foi relançada em 1983, porém, com interrupções. O número mais recente - Nº 23 - data de março de 2014. A colecção encontra-se agora online para consulta livre.

_ler+

 

5 JUL 2018, 18h30 | Lançamento do Livro "A Faixa e a Rota Chinesa: A Convergência entre Terra e Mar" de Paulo Duarte

O Centro Científico Cultural de Macau e o Instituto Internacional de Macau convidam para o lançamento em Lisboa do livro "A Faixa e a Rota Chinesa: A convergência entre Terra e Mar", de Paulo Duarte, doutorado em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade Católica de Lovaina e nosso investigador-colaborador especializado na temática da Nova Rota da Seda Chinesa. A sessão contará com a presença do autor e as apresentações da professora do ISEG Fernanda Ilhéu, também nossa investigadora, e do General Garcia Leandro.
O evento é aberto e terá lugar no Centro Científico Cultural de Macau, dia 5 de julho, pelas 18h30.

 

 

18 JUL 2018 | Comemorações dos Cem Anos do Nascimento de Nelson Mandela

Integrada na celebração dos 100 anos do nascimento de Nelson Mandela, o líder sul-africano, a Sociedade de Geografia de Lisboa recebe a conferência "Mandela", com o orador Prof. Doutor Adriano Moreira. O evento tem lugar na sala Algarve, a 18 de julho de 2018, pelas 17h. A entrada é livre.

 

15-16 NOV 2018 | Colóquio Internacional "Memórias da Escravidão na Ilha de Moçambique: História, Resistência, Liberdade e Património", Museu da Ilha de Moçambique - chamada para participação


(clicar na imagem para aumentar)

O Colóquio Internacional "Mulheres Africanas em Trânsito", numa homenagem à escritora angolana Alda Lara, terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nos dias 15 e 16 de novembro de 2018. Este Colóquio está a receber propostas de comunicações até 15 de julho de 2018. A iniciativa pretende promover a leitura e a reflexão sobre a produção de mulheres africanas (ou afrodescendentes) que, em um determinado momento, tendo saído do seu país de origem e a ele regressado, se destacaram em várias áreas, como a literatura, o teatro, o cinema, o jornalismo, as artes plásticas, na política, entre outras, e cujas obras reflectem o diálogo entre cultura resultante desse “trânsito”. Entre outros/as, compõe a Comissão Cientifica a nossa investigadora, a professora Ana Mafalda Leite.

 

29 JUN 2018 | Seminário Doutoral em Estudos de Desenvolvimento: “Urban Resilience. Institutional Change in the City of Lisbon”

Dia 29 de junho, às 14h30, tem lugar no ISEG (Sala 104, piso 1, Rua Miguel Lupi, nº20, 1249-078, Lisboa) o Seminário Doutoral em Estudos de Desenvolvimento intitulado “Urban Resilience. Institutional Change in the City of Lisbon”, com o doutorando Ignácio García Martínez.
Os comentários estarão a cargo do Professor João Cabral (Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa).

 

CODESRIA e CASB: 3º Curso de Verão em Estudos Africanos e Estudos Regionais em África - chamada para participação

O CODESRIA - Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África e o CASB - Centro de Estudos Africanos de Basileia estão a organizar a terceira edição do Curso de Verão sobre Estudos Africanos, que terá lugar em Dakar, Senegal, de 20 a 24 de agosto de 2018. O objectivo principal desta escola é estimular e consolidar abordagens interdisciplinares na investigação desenvolvida sobre África bem como na pesquisa sobre África trazida de outras partes do mundo, criando uma plataforma de investigadores que trabalhem o tema de África. Doutorandos e investigadores em geral são convidados a apresentar as suas abordagens. O prazo de candidatura encontra-se a decorrer até 30 de junho 2018.

_ler +

 

4-6 JUL 2019 | 7ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans: “In/Visibilidades Negras Contestadas” - Call for panels

A 7ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans: “In/Visibilidades Negras Contestadas” a acontecer a 4 e 6 de julho 2019, em Lisboa, tem aberta chamada para a apresentação de propostas para painéis até 15 de agosto de 2018. Entre outros/as, integra a comissão científica a professora e nossa investigadora Iolanda Évora. A Rede Afroeuropeus é uma importante plataforma para a produção de conhecimento nas áreas de pesquisa transdisciplinar sobre racismo, culturas negras e identidades na Europa. O título da conferência incorpora as tensões, ambiguidades e paradoxos da Negritude na Europa. Da mesma forma que as histórias, culturas e condições sociais das negras e dos negros são invisibilizadas pelas forças hegemónicas europeias, existe uma hipervisibilidade dos seus estereótipos na cultura popular europeia. A conferência aborda não só estas relações de dominação, e modos de exclusão racial, mas relaciona-se principalmente com as contestações e resistências contínuas que têm sustentado estas in/visibilidades. Foca as histórias e culturas desconsideradas, sob as formas passadas, novas e contínuas de resistência e intervenção afro-europeia, nos âmbitos político, social, cultural e artístico.

_ler+

 

 

 

 

Oportunidades/Bolsas

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) anuncia a abertura de candidaturas ao Prémio Fernão Mendes Pinto 2018. O prazo decorre até 31 de julho de 2018.

_ler+

 

O Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão (Monbukagakusho) está a conceder bolsas de estudo para licenciatura, Mestrado e Doutoramento em universidades japonesas. As candidaturas deverão ser submetidas até 6 de julho de 2018 para cursos de Licenciatura, e até 25 de junho de 2018 para cursos de Pós-graduação, Mestrado e Doutoramento, junto do Sector Cultural da Embaixada do Japão em Portugal.

_ler+

 

Conferências - Call for papers

 

International Convention of Asia Scholars - Call for papers
O período de submissões decorre até 10 de outubro de 2018.

 

Congresso Internacional Insularidades e enclaves em situações coloniais e pós-coloniais: trânsitos, conflitos e construções identitárias (séculos XV-XXI) - Call for papers
O período de submissões decorre até 1 de setembro de 2018.

 

Working-papers CEsA/CSG/ISEG - Call for papers
Aberta em permanência chamada para working-papers CEsA/CSG/ISEG. Consulte o regulamento.

 

4th International Symposium of the Dakar Institute of African Studies | Bridging the Gap: Black Studies Across Social, Geographical, Epistemic, and Linguistic Lines
O Fourth International Symposium of the Dakar Institute, a Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD), o West African Research Center (WARC) e a Universidade of the West Indies, organizam o "4th International Symposium of the Dakar Institute of African Studies: Bridging the Gap: Black Studies Across Social, Geographical, Epistemic, and Linguistic Lines", em Dakar, Senegal, nos dias 5-6 de julho de 2018.

 

African Mobilities – Reshaping narratives and Practices of Circulation and Exchange
O Nordic African Institute organiza, a 19-20 de setembro de 2018, na Suécia, a sua conferência bianual com o tema "African Mobilities - Reshaping Narratives and Practices of Circulation and Exchange".

 

ASAUK 2018

A African Studies Association of UK organiza, de 11 a 13 de setembro de 2018, na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, uma conferência com o objectivo de celebrar a diversidade e a interdisciplinaridade dos estudos sobre África e para dinamizar futuras redes entre investigadores/as interessados/as nestes tópicos.

 

Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX)
O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa recebe, nos dias 2 e 3 de julho de 2018, o Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX).

arquivo

 

 

 

 

Siga-nos@

Twitter

Linkedin

Mixcloud

Youtube